▲
- A Apple registrou uma patente para um teclado inovador que pode mudar a aparência e funções das teclas.
- Se você costuma mudar de layout ou símbolos, esse teclado pode facilitar sua experiência de digitação.
- A nova tecnologia pode alterar a forma como interagimos com o MacBook, integrando melhor as teclas ao design do aparelho.
- Esta inovação, se implementada, pode melhorar a usabilidade e aumentar a eficiência no trabalho.
Prepare-se para digitar de um jeito totalmente novo no seu MacBook! A Apple pode estar preparando um teclado novo da Apple super diferente, com teclas que mudam de aparência e funções. Essa ideia, que surgiu em uma patente recente, promete revolucionar a forma como interagimos com nossos laptops da Apple. Será que essa novidade vai pegar?
O que esperar do teclado novo da Apple?
Desde que experimentei meu primeiro teclado mecânico, viciei em teclas com cliques e um visual mais robusto. Hoje, uso um desses tanto no meu Mac quanto no PC. Por isso, digitar no Magic Keyboard da Apple, por mais que ele seja bom, parece meio estranho para mim.
Imagine a minha reação ao descobrir que a Apple registrou uma patente para um conceito de teclado novo da Apple bem peculiar! A ideia é tão interessante que, se virar realidade, pode mudar completamente a experiência de digitação nos MacBooks.
Essa patente descreve um teclado com um conceito bem diferente para exibir letras e símbolos nas teclas. Antes de tudo, vale lembrar que teclados baratos, com letras impressas ou pintadas, sofrem com o desgaste do uso. Para evitar isso, a maioria das empresas usa métodos mais duráveis, como moldar as teclas com duas cores de plástico. Assim, as letras nunca somem, mas o custo de produção aumenta.
Como funcionaria o teclado novo da Apple?
Parece que a Apple quer ir além. A patente, chamada “One-way visibility keycaps” (Teclas com visibilidade unidirecional, em tradução livre), descreve um plano para criar teclas com microperfurações na superfície. Esses furinhos seriam pequenos demais para serem vistos a olho nu, mas permitiriam a passagem da luz de LEDs instalados embaixo.
Leia também:
A mágica acontece aí: como cada tecla teria uma grade de perfurações, a iluminação de fundo poderia ser ajustada para mostrar qualquer letra ou símbolo. Ao controlar quais LEDs acendem, as teclas funcionariam como pequenos displays, exibindo o que você quiser.
A patente da Apple sugere que a iluminação poderia ser feita com mini-LEDs ou OLEDs, transformando as teclas em pequenos monitores. Isso seria ótimo para quem precisa mudar o layout do teclado com frequência ou usar símbolos e emojis. E quando não estivesse em uso, as luzes se apagariam, deixando o teclado com uma aparência clean e sem letras, integrando-se perfeitamente ao design do MacBook. Uma ideia bem inteligente e com a cara da Apple!
Um mar de possibilidades (e algumas dúvidas)
As possibilidades são muitas. Imagine poder mudar o idioma do teclado sem precisar comprar outro! Ou ter acesso rápido a símbolos menos usados, e até criar um painel de emojis que some quando você não precisa dele. Essa última função me lembrou um pouco a finada Touch Bar, que não fez muito sucesso.
Mas, claro, algumas perguntas ficam no ar. O que acontece se o teclado novo da Apple quebrar? Será que o conserto será muito mais caro que o de um teclado comum? E mesmo que ele não quebre, será que essa tecnologia toda não vai aumentar o preço final do MacBook?
E tem mais: a patente fala que as teclas poderiam ser feitas de outros materiais, como alumínio, e não de plástico. Isso mudaria completamente a sensação ao digitar. Alguns usuários podem adorar essa pegada mais sofisticada, enquanto outros podem estranhar a diferença em relação ao Magic Keyboard.
Por enquanto, não dá para saber como o público vai reagir. Como tudo ainda é uma patente, essa ideia pode nunca sair do papel. A Apple testa várias tecnologias em seus laboratórios secretos e registra patentes, mas nem sempre transforma essas ideias em produtos reais.
Se esse design inovador realmente chegar ao mercado, ele tem o potencial de mudar para sempre a forma como usamos o teclado dos MacBooks. E para quem se importa tanto com a experiência de digitação como eu, essa é uma perspectiva bem interessante.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via Digital Trends