▲
- ChatGPT ajuda a transformar desenhos à mão em arte digital com facilidade.
- Se você gosta de arte, essa técnica pode simplificar suas criações digitais.
- Essa metodologia pode aumentar a interação com suas obras nas redes sociais.
Transformar um desenho à mão em imagem digital com inteligência artificial virou febre, e o ChatGPT é um dos queridinhos para essa mágica. A moda pegou nas redes sociais, turbinando a criação de convites personalizados, artes de divulgação e até plantas de imóveis. Que tal pegar um lápis, um papel e aprender como dar vida nova aos seus rabiscos?
Para entrar na onda, muita gente está resgatando o velho e bom par lápis e papel e compartilhando os resultados online. No TikTok, os vídeos com essas experiências já somam milhares de visualizações, com usuários trocando dicas e exibindo suas criações a partir de diferentes tipos de esboços.
Transforme seus rascunhos em realidade digital seguindo estes passos:
- Em uma folha, crie um desenho com tudo o que você quer que apareça na sua arte digital.
- Fotografe o desenho com seu celular e envie a imagem para o ChatGPT.
- Escreva um comando (prompt) explicando como você quer que a imagem fique. Quanto mais detalhes você fornecer, mais preciso será o resultado da IA.
Desenhos feitos à mão se transformam em artes digitais com a ajuda do ChatGPT. A mágica da IA está ao alcance de todos!
Como **Gerar imagens a partir de esboços** no ChatGPT
De convites de aniversário a plantas de imóveis, a criatividade não tem limites com essa técnica. Em um vídeo viral no TikTok, com mais de 63 mil visualizações, Patrícia Torres mostra como ela criou um convite de aniversário infantil usando esse método inovador.
Leia também:
“Coloquei no papel tudo o que eu queria: nome, idade, os elementos e um pequeno texto. Fotografei, abri o ChatGPT, anexei a imagem e usei um prompt“, explica Patrícia no vídeo. Parte do prompt usado por ela foi: “Gostaria de transformar este esboço feito à mão em uma imagem realista, com estética cinematográfica e emoção visual. A imagem deve retratar um menino de 11 anos (em estilo desenho animado) em uma cena de celebração ao ar livre, com elementos conforme o rascunho enviado […]”.
Outro usuário, Pedro Valentim, compartilha uma dica ainda mais elaborada. Ele sugere adicionar setas e instruções no próprio rascunho, servindo como um guia para a inteligência artificial. Para imagens que incluam a própria pessoa, ele recomenda tirar algumas fotos antes e anexá-las junto com o esboço, garantindo um resultado mais preciso.
Já o influenciador Thiago Augusto usou o TikTok para mostrar como transformou a planta da sua casa em algo profissional. Ao anexar a imagem no ChatGPT, ele recomendou incluir no prompt o estilo desejado e orientar o robô a prestar atenção nas dimensões e tamanhos dos cômodos indicados no desenho. Nos testes, a tecnologia gerou uma planta colorida e mobiliada.
Testando outras IAs para gerar imagens a partir de esboços
Embora o ChatGPT seja o mais popular, outras inteligências artificiais também podem ser usadas para transformar seus desenhos em imagens digitais. O g1 fez alguns testes enviando um retrato feito à mão para o ChatGPT e comparou o resultado com outras IAs que também geram imagens: Gemini, Copilot e Grok.
Entre as quatro IAs testadas, o ChatGPT foi o que se manteve mais fiel ao desenho original. O Grok, do X de Elon Musk, teve o segundo melhor desempenho, enquanto o Copilot adicionou elementos que não estavam no esboço. O Gemini, embora diga ser capaz de gerar imagens, respondeu que não podia ajudar com a tarefa, pois é uma IA baseada em texto. O DeepSeek não foi testado por não oferecer essa funcionalidade.
Se você gosta de tecnologia, que tal conferir nosso artigo sobre como a IBM antecipa a criação de mais de um bilhão de aplicativos com IA generativa?
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.