Neste momento, o DevSummit da Arm está ocorrendo, e a AMD está prestes a anunciar sua arquitetura Zen 3 amanhã, então você não deve se surpreender ao saber que a Intel também tem algo a anunciar. A empresa confirmou que suas CPUs de desktop ‘Rocket Lake’ de 11ª geração chegarão no primeiro trimestre de 2021.
Ele também confirmou que os novos processadores da série S finalmente terão suporte para PCIe 4, que tem o dobro da largura de banda do PCIe 3, já que era uma lacuna significativa para o Comet Lake S contra os chips Ryzen da AMD. Isso é tudo que a Intel confirmou, embora possamos esperar razoavelmente suporte nativo para Thunderbolt 4, como nós já visto nos processadores móveis de 11ª geração.
Outra coisa que sabemos é que os processadores Rocket Lake S usarão o soquete LGA 1200 que estreou com o Comet Lake S, então se você estiver atualizando da 10ª geração, não terá que comprar uma placa-mãe totalmente nova. O LGA 1200 não vai durar para sempre. LGA 115x foi suportado da sexta até a nona geração; não espere o mesmo do LGA 1200.
A maior dúvida será se o Rocket Lake ainda será baseado em um processo de 14 nm, que a Intel vem usando há anos em seus chips para desktops. A empresa finalmente produziu alguns chips de 10nm para ultrabooks com a linha de 10ª geração, mas a maior parte da 10ª geração ainda era de 14nm.
Leia também: