As remessas globais de PCs dispararam no terceiro trimestre de 2020, de acordo com as empresas de pesquisa Gartner e IDC. O principal motivo apontado por ambas as empresas é o aumento da demanda de PCs para entretenimento doméstico, ensino à distância, visto que o mundo enfrentava uma segunda onda de COVID-19.
Primeiro, Garner diz (via ZDNet) as remessas de PCs para o terceiro trimestre de 2020 são de 71,4 milhões de unidades. Este é um aumento de 3,6% A / A em relação a 2019. A Lenovo permaneceu no topo com 18,3 milhões de unidades registrando um aumento de 8,3% A / A em relação a 2019. Além disso, a Lenovo teria enfrentado um declínio nas remessas de desktops, mas a demanda da China o salvou. A Apple ocupou o quarto lugar atrás da HP e a Dell, apesar de ter um crescimento maior no 3T de 7,3%.
Dito isso, a Garnet diz que seu relatório não inclui remessas de Chromebooks, mas desktops e notebooks. No entanto, um relatório aproximado diz que a demanda foi maior, especialmente em países como os EUA, que levaram a um crescimento de 90% no terceiro trimestre. Da mesma forma, a HP, embora atrás da Lenovo, dominou globalmente as remessas de PC nos EUA com um crescimento de 15,4% A / A em comparação com os 10,5% da Lenovo. O diretor de pesquisa da Gartner, Kitagawa, diz que a demanda por PCs móveis aumentou nos Estados Unidos à medida que os negócios mudaram de desktops para PCs móveis, trazendo alguns dos funcionários de volta ao escritório.
Além disso, o relatório da IDC (International Data Corporation) diz que as remessas globais de PC estão em 81,272 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2020. Este é um crescimento de 14,6% A / A em relação a 2019. O relatório diz que a Ásia / Pacífico (ApeJ) excluindo o Japão registrou um crescimento de um dígito com as remessas impulsionado pela reposição de estoque e forte demanda por notebooks. A situação na Europa, Oriente Médio e África (EMEA) permaneceu a mesma. Nos EUA e no Canadá, os PCs tradicionais registraram um crescimento no terceiro trimestre, à medida que continuava em casa.
Mais uma vez, assim como o relatório anterior, a Lenovo e a HP lideraram as paradas com 19,272 e 18,690 milhões de unidades, respectivamente. Ambos quase registraram o mesmo crescimento de 11,2% A / A. Depois deles, Dell, Apple, Acer Group e outros completaram esta lista. Dito isso, de acordo com a IDC, tanto a Lenovo quanto a HP dominaram a arena global com quase 23,7% e 23% de participação de mercado, respectivamente. Jitesh Ubrani, da IDC, diz que, se não houvesse escassez de componentes, os embarques teriam disparado ainda mais.