▲
- A Asus lançou no Brasil a nova geração do notebook gamer ROG Strix Scar, com versões de 16 e 18 polegadas.
- Você pode personalizar e atualizar o hardware do notebook, prolongando sua vida útil e aproveitando placas de vídeo RTX 5080 e RTX 5090.
- O design facilita upgrades, permitindo troca de componentes como RAM e SSD sem comprometer a garantia.
- O sistema de resfriamento foi aprimorado, melhorando o desempenho durante longas sessões de jogos.
A Asus ROG Strix lançou no Brasil os modelos 2025 da linha ROG Strix Scar, seus laptops gamers ultra premium, disponíveis em versões de 16 e 18 polegadas com preço inicial de R$ 34.999. A nova geração traz atualizações de hardware, design e construção, permitindo o upgrade de componentes. Com essa novidade, os usuários poderão prolongar a vida útil de seus notebooks, aproveitando ao máximo as placas de vídeo RTX 5080 e RTX 5090.
O chassi dos novos ROG Strix Scar foi projetado com uma tampa inferior que pode ser removida sem a necessidade de chaves, utilizando apenas travas. Essa facilidade permite ao usuário um acesso rápido aos pentes de memória RAM e SSDs, possibilitando a troca desses componentes sem comprometer a garantia do notebook. Para acessar toda a placa de circuito impresso (PCB), o uso de chaves é necessário.
A Asus explicou que essa nova geração dos ROG Strix Scar foi pensada para facilitar o upgrade do equipamento. Considerando o investimento nesses laptops, equipados com placas de vídeo RTX 5080 e RTX 5090, é justo que os compradores tenham a opção de prolongar a vida útil de seus dispositivos.
Especificações dos novos Asus ROG Strix Scar
As duas versões do ROG Strix Scar 2025 vêm equipadas com o processador Intel Core Ultra 9 275HX, um componente de alto desempenho também utilizado no novo Dell Alienware 16 Area-51, um dos concorrentes do laptop da Asus nas configurações com RTX 5090 e RTX 5080.
Falando em GPUs, uma das diferenças entre o ROG Strix Scar 16 e o ROG Strix Scar 18 está justamente na placa de vídeo. O modelo de 16 polegadas vem com uma Nvidia GeForce RTX 5080, enquanto a versão de 18 polegadas utiliza uma RTX 5090.
Leia também:
Ambos os modelos utilizam o painel ROG Nebula HDR MiniLED com resolução máxima de 2,5K e taxa de atualização de 240 Hz. As telas contam com suporte para Dolby Vision HDR, G-Sync e tecnologia ACR, que reduz o reflexo no monitor.
Outra diferença entre os modelos está na memória e no armazenamento de fábrica. O ROG Strix Scar de 16 polegadas possui uma configuração inicial de 32 GB de memória RAM (dois pentes de 16 GB) e 2 TB de armazenamento. Já o modelo maior, com tela de 18 polegadas, sai de fábrica com 64 GB de RAM e 4 TB de armazenamento (dois SSDs de 2 TB).
Os usuários também terão a opção de fazer upgrade da memória RAM para 6.400 MHz (os modelos de fábrica vêm com 5.600 MHz) e do SSD PCIe 5.0 (PCIe 4.0 nativo).
Outras novidades da nova geração do ROG Strix Scar
O sistema de resfriamento dos novos ROG Strix Scar foi aprimorado com uma câmara de vapor de ponta a ponta, instalada em camadas e com aletas do dissipador nas partes inferior e superior da câmara. Segundo a Asus, essa melhoria, juntamente com as novas saídas de ar, aumentou significativamente a eficiência do resfriamento.
A empresa também implementou novas ventoinhas na região do teclado, buscando solucionar um problema identificado no modelo ROG Strix Scar 18 de 2024, onde o aquecimento nessa área causava certo incômodo durante o uso prolongado.
Além das melhorias no sistema de resfriamento, a nova geração dos notebooks Asus ROG Strix Scar também inclui:
No quesito conectividade, os novos ROG Strix Scar oferecem duas portas Thunderbolt 5 Tipo-C (com suporte para DisplayPort 2.1), três portas USB 3.2 Gen 2 Tipo A (duas no lado direito, uma no lado esquerdo), porta HDMI 2.1, porta de rede LAN 2.5G, conector de áudio de 3,5 mm e conector de energia.
O Asus ROG Strix Scar não possui um teclado numérico físico. Para compensar essa ausência, a Asus permite que o touchpad funcione como teclado numérico quando necessário. Além disso, o touchpad foi aumentado em 36% e mantém a mesma proporção da tela.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via Tecnoblog