A Asus tem trabalhado numa espécie de adaptador, no jeitinho brasileiro, que adaptará os chips de memória RAM DDR4 para slots DDR5.
- ASUS anuncia reformulação no ZenBook 14 OLED com novos chips
- Asus anuncia o primeiro roteador Wi-Fi 6E quad-band do mundo
Em vista dos problemas que tivemos nesses últimos anos, como o trabalho a distância, e falta de material para desenvolvimento de novos produtos eletrônicos.
Esse adaptador em que a Asus está trabalhando vem a calhar para quem adquiriu recentemente uma placa mãe com suporte apenas a memórias DDR5.
Adquirir memórias DDR5 com um custo altíssimo não seria um problema para alguém que adquiriu uma placa mãe moderna o suficiente para aceitar essa nova interface, o problema é justamente a escassez das memórias RAM DDR5 no mercado.
A empresa já havia mostrado anteriormente uma grande capacidade em desenvolver tecnologias que abrangem soluções para o mundo de hardwares.
Leia também:
A Asus participou do desenvolvimento de módulos de RAM de dupla capacidade, mas desenvolver um adaptador DDR4 para DDR5 pode ser ainda mais desafiador.
Desafios que Asus deve enfrentar
Os módulos de memória possuem uma construção diferente “internamente” e o método de alimentação de cada um dos pentes não ficam fora desse empecilho.
A placa mãe que gerencia memorias DDR5 não foram desenvolvidas com a capacidade de alimentar devidamente uma memória DDR4.
Mas a questão é, seria possível obter algum benefício com overcloks? A resposta mais simples é, não. As memória DDR4 não possuem clock suficiente para alcançar a latência das memórias DDR5 em benchmarks.
Mesmo que tudo funcione perfeitamente no adapatador, ele nunca conseguirá alcançar as mesmas bases de clocks, ou máximas, como uma placa-mãe DDR4.
Outro ponto a se destacar é quanto a altura do adaptador, podemos observar nitidamente que ele é muito mais alto que um pente de memória comum, o que dificultará o resfriamento do mesmo em casos de overcloks.
No modelo atual do adaptador da Asus, você só poderá usar um pente DDR4, então, precisará mais que um adaptador para ter um dual-channel em sua placa mãe.
É sempre interessante ver empresas grandes como a Asus trabalhando em tecnologia que podem solucionar problemas simples de usuários.
Entretanto, acredito que um usuário que possua uma placa mãe de ponta(atualmente todas as placas mães com DDR5 são “high-end”), não irá se interessar por pentes que limitariam o poder que sua placa possui.
Seria mais interessante o usuário obter uma placa-mãe que consiga gerenciar memórias DDR4, que correr atrás de um adaptador desenvolvido pela Asus.
Fonte: PC Gamer