Características |
|
Modelo |
Asus ROG Strix SCAR 18 2025 |
Dimensões |
15.71 x 11.73 x 0.93-1.26 polegadas |
Peso |
7.28 libras (aprox. 3,3 kg) |
Processador (CPU) |
Intel Core Ultra 9 275HX |
Placa de Vídeo (GPU) |
Nvidia GeForce RTX 5070 Ti, RTX 5080 ou RTX 5090 |
Memória RAM |
16GB ou 32GB DDR5-5600 |
Armazenamento Interno |
1TB ou 2TB SSD |
Tela |
18.0-inch 16:10 QHD+ (2560 x 1600) mini-LED, 240Hz |
Touch |
Não |
Portas |
2 x USB-C com Thunderbolt 5, 3 x USB-A 3.2 Gen 2, 1 x HDMI 2.1, 1 x 2.5G RJ45, 1 x 3.5mm audio |
Wireless |
Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.4 |
Webcam |
1080p com infravermelho para Windows 11 Hello |
Sistema Operacional |
Windows 11 |
Bateria |
90 watt-hora |
Preço |
A partir de $2,700 (dólares) |
Design e Construção
O ROG Strix SCAR 18 é um laptop grande, inevitavelmente. A combinação de componentes potentes e uma tela de 18 polegadas exige um chassi considerável. O Razer Blade 18 é um pouco mais fino (1.1 polegadas vs. 1.26 polegadas) e leve (7.06 libras vs. 7.28 libras), mas ambos são grandes.
A construção do ROG Strix SCAR 18 usa uma mistura de materiais, incluindo alumínio no teclado e plástico na parte inferior e na tampa. A estrutura é sólida, sem sinais de flexão ou torção. Embora o Razer Blade 18 possa parecer mais sofisticado, a construção da Asus não deixa a desejar.
Estética e Iluminação
O design do ROG Strix SCAR 18 incorpora elementos que agradam aos gamers. A iluminação RGB é abundante, incluindo iluminação individual por tecla no teclado, LEDs RGB ao redor da base do chassi e um grande logo ROG na tampa. Os LEDs Asus AniMe Vision na tampa exibem mensagens personalizadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diferente de alguns laptops gamers com designs mais agressivos, como saídas de ventilação inspiradas em jatos de combate, o ROG Strix SCAR 18 opta por um visual mais funcional. Se isso é bom ou ruim, depende do gosto de cada um. No geral, o design é bem executado, considerando o tamanho e a necessidade de manter tudo refrigerado.
Teclado, Touchpad, Conectividade e Webcam
O teclado do ROG Strix SCAR 18 tem pontos positivos e negativos. A iluminação RGB por tecla é um destaque, e o teclado é espaçoso, com um teclado numérico para atalhos em jogos. As teclas parecem pequenas, o que pode dificultar a digitação, e as teclas não são tão satisfatórias quanto o esperado.
O touchpad é uma decepção. Apesar de ser grande, os botões não são responsivos. A maioria dos gamers usa um mouse externo, então pode não ser um problema para todos, mas é um ponto fraco do laptop. Há quem prefira usar um mouse sem fio para maior liberdade.
Conectividade e Webcam
A conectividade é um ponto forte, com portas Thunderbolt 5 e conexões mais antigas, como a porta Ethernet RJ45 de 2.5G. A maior crítica é que todas as portas estão nas laterais, o que pode atrapalhar o uso de mouses externos. A conectividade sem fio é de última geração.
A webcam é uma versão de 1080p, que funciona bem. Ela inclui uma câmera infravermelha para reconhecimento facial do Windows 11 Hello. O chipset Arrow Lake-HX não tem uma Unidade de Processamento Neural (NPU) rápida, então o ROG Strix SCAR 18 não é um laptop Microsoft Copilot+ PC. Mas quem precisa de processamento de IA pode usar a placa de vídeo Nvidia Blackwell.
Desempenho do Asus ROG Strix SCAR 18
O Asus ROG Strix SCAR 18 é um dos primeiros laptops a usar o chipset Intel Arrow Lake-HX, especificamente o Core Ultra 9 275HX. Este processador tem 24 núcleos (8 de performance e 16 eficientes), rodando até 5.4 GHz e consumindo de 55W a 160W. A Asus configurou para que ele opere até 65W.
Este modelo também conta com a placa de vídeo Nvidia Blackwell da série 5000, a GeForce RTX 5080. Ela utiliza os novos núcleos CUDA da Nvidia, multiprocessadores de streaming, núcleos RT e Tensor. Além disso, suporta o DLSS 4 da Nvidia, que usa IA para melhorar a qualidade visual e aumentar a taxa de quadros.
Sistema de Resfriamento e Utilitários
O sistema de resfriamento inteligente da Asus utiliza uma câmara de vapor completa, três ventiladores e metal líquido para manter a temperatura sob controle. Os ventiladores aumentam a velocidade durante tarefas intensas, mas são mais silenciosos do que os do Lenovo Legion Pro 7i. O utilitário Armoury Crate permite ajustar o desempenho do sistema de forma mais detalhada do que o LegionSpace da Lenovo.
Nos testes de benchmark, os dois laptops com Arrow Lake-HX e Blackwell tiveram desempenhos parecidos, com o Lenovo ligeiramente superior. Ambos são mais rápidos do que os laptops da geração anterior em diversas tarefas, tornando o Strix SCAR 18 uma excelente opção para tarefas exigentes.
Profissionais criativos que precisam de um laptop rápido para edição de fotos e vídeos, além de softwares de design 3D, encontrarão no ROG Strix SCAR 18 um ótimo aliado. Nos testes Pugetbench para Premiere Pro e Photoshop, o laptop se mostrou muito rápido, superando até o Apple MacBook Pro 16 no Premiere Pro.
A placa de vídeo Nvidia Blackwell promete entregar taxas de quadros semelhantes às da série 4000, mas com uma qualidade visual aprimorada. Isso é possível graças ao uso de processos de IA para upscaling e geração de quadros. Embora os testes atuais não mostrem todo o potencial visual, a expectativa é que os jogos se tornem mais otimizados.
Resultados em Jogos
Nos benchmarks de jogos, o ROG Strix SCAR 18 apresentou resultados muito rápidos, embora não necessariamente superiores aos de laptops com placas da série 4000. Em Civilization VI, o laptop teve um ótimo desempenho. Em Cyberpunk 2077, ficou um pouco atrás do Legion Pro 7i, enquanto em Red Dead Redemption teve um desempenho abaixo do esperado.
Em Assassin’s Creed Valhalla, o desempenho foi similar ao de outros laptops testados. No geral, o ROG Strix SCAR 18 é mais do que suficiente para a maioria dos gamers, e os resultados devem melhorar com otimizações futuras. Uma das melhores maneiras de aprender é com praticar inglês com IA.
Bateria e Autonomia
A duração da bateria em laptops gamers é sempre um ponto fraco, e com o ROG Strix SCAR 18 não é diferente. Este não é um laptop para ser usado sem estar conectado à tomada, especialmente para jogos. Considerando seu tamanho e peso, ele é mais adequado para ser movido entre locais do que para uso prolongado sem energia.
Nos testes de navegação na web e reprodução de vídeo, a bateria durou cerca de duas horas. No teste mais exigente, Cinebench R24, não chegou a uma hora. A bateria de 90 watt-hora não é suficiente para alimentar os componentes de alta performance e a tela mini-LED de 18 polegadas.
Tela e Áudio
As telas mini-LED têm se mostrado muito boas, e a do ROG Strix SCAR 18 pode ser a melhor já testada. O painel de 18 polegadas QHD+ (2560 x 1600) com taxa de atualização de 240Hz oferece brilho e cores vibrantes. Embora não seja tão nítida quanto a tela do MacBook Pro 16, ela promete um excelente desempenho em HDR e suporte a Nvidia G-Sync.
O colorímetro Datacolor SpyderPro confirmou a excelência da tela, com brilho de 1.084 nits e contraste de 16.310:1. As cores são amplas, cobrindo 100% do sRGB, 89% do AdobeRGB e 100% do DCI-P3, com excelente precisão de cor (DeltaE 1.05). O único ponto negativo das telas mini-LED é o possível blooming em objetos brilhantes contra fundos pretos, mas isso não é significativo.
O sistema de áudio, com dois tweeters e alto-falantes voltados para baixo, não impressiona. O volume é alto, mas há distorção no máximo, e os graves são fracos. Recomenda-se o uso de fones de ouvido para uma melhor experiência sonora.
Se você busca mais informações sobre tecnologia e o impacto da inteligência artificial, confira este artigo sobre a tokenização de ativos financeiros.
O ROG Strix SCAR 18 é um laptop gamer grande e poderoso, ideal para quem busca uma tela excelente e alto desempenho, apesar de seu tamanho e peso. A tela mini-LED é um dos seus maiores atrativos, com brilho e cores impressionantes. O desempenho é ótimo para jogos e tarefas criativas.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via Digital Trends
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.