A ASUS tem muito mais para se exibir na CES do que os laptops tradicionais. O ZenBook 17 Fold é um tablet OLED dobrável de tela cheia, que marca uma evolução do conceito de Projeto Precog de tela dupla que a empresa apresentou em 2018.
O dispositivo vem com um teclado Bluetooth com touchpad. Quando a tela é parcialmente dobrada e o teclado está posicionado na metade inferior, ele pode efetivamente ser usado como um laptop de 12,5 polegadas com resolução Full HD. Para mais mais posições, você pode colocar o teclado na mesa e ficar de pé o tablet.
Quando está totalmente aberto, a tela de 17,3 polegadas tem uma proporção de 4:3. Tem uma resolução QHD de 2560 x 1920, uma relação de contraste de 1.000.000:1, uma gama de cores DCI-P3 de 100%, 0,2 ms de tempo de resposta e taxa de atualização de 90 Hz. A tela sensível ao toque validada pelo Pantone atende ao padrão DisplayHDR 500 True Black da VESA e suporta Dolby Vision.
- ASUS lança ROG Phone 9 com Snapdragon 8 Elite e tela de 185Hz
- Laptop Asus Zenbook S 14: primeiro com Intel Core Ultra de 2ª geração no Brasil
- Zenfone 11 Ultra Chega ao Brasil: Desempenho Premium e Inovação em Smartphone
O ZenBook 17 Fold tem uma bateria de 75Wh, conectividade WiFi 6E e Bluetooth 5.2, um sistema de quádruplo Dolby Atmos e 1 TB de armazenamento SSD NVMe M.2. Você pode ter até 16 GB de memória LPDDR5, bem como “a cpu Intel mais recente” com gráficos integrados. As portas estão limitadas a uma única porta Thunderbolt 4 USB-C e uma tomada de áudio combo de 3,5 mm.
Não é a primeira vez que vemos um fabricante tentar um PC tablet dobrável. A Lenovo revelou o ThinkPad X1 Fold no CES 2020. Smartphones dobráveis, é claro, tornaram-se mais comuns nos últimos anos também.
A ASUS não divulgou preços, embora esteja com o objetivo de lançar o ZenBook 17 Fold na época da Computex em maio. O dispositivo e o teclado pesam mais de quatro quilos combinados, o que poderia torná-lo difícil de vender para algumas pessoas.
Resta saber se a ASUS pode superar esse problema, bem como as dificuldades da cadeia de suprimentos e os problemas que outros fabricantes tiveram com dispositivos dobráveis.