É o fim da linha para smartphones Android rodando o sistema KitKat 4.4. O Google anunciou que deixará de dar suporte pelo Google Play Services a celulares com essa versão do Android.
A mensagem veio do Android Developers Blog, onde foi revelado que os níveis de API 19 e 20 não receberão versões de APK além da 23.30.99, a partir de agosto de 2023.
O que isso significa?
Isso significa que dispositivos com o KitKat não receberão a versão mais recente da Play Store, o que essencialmente impedirá que os usuários atualizem aplicativos e seus dispositivos ficarão gradualmente inutilizáveis.
O Android KitKat introduziu atualizações que ainda são válidas hoje, mais de dez anos após o lançamento do sistema operacional. O sistema trouxe melhorias no desempenho do dispositivo com recursos limitados e abriu caminho para o que hoje conhecemos como Android GO – uma iteração apropriada do sistema operacional para smartphones de baixa potência.
- Circule para Pesquisar Google pode ter novo visual e funcionalidades
- Dicas de Segurança para Usar Aparelhos Eletrônicos em Casa
- Notificações “chatas” do iPhone chegarão no Android
O KitKat foi o primeiro Android que permitiu aos usuários escolherem sua própria interface, introduziu reprodução de vídeo em tela cheia, elementos da interface do usuário ficaram transparentes pela primeira vez e houve finalmente suporte nativo para o emissor infravermelho (IR blaster).
Também vimos a funcionalidade NFC ganhar tração, e é essa tecnologia hoje que nos permite pagar com nossos smartphones, iniciar nossos carros e desbloquear nossas casas.
Atualmente, os dispositivos ativos com o Android KitKat 4.4 representam menos de 1% do total de dispositivos móveis, tornando compreensível essa decisão do Google, embora estejamos bastante emocionados e nostálgicos ao ver o fim de uma das nossas versões favoritas do Android.