Aterro sanitário no Reino Unido está prestes a fechar, enquanto Bitcoin perdido em hard drive ainda causa polêmica

Bitcoin perdido em aterro sanitário: Aterro no Reino Unido, com 8000 BTCs perdidos, fechará em 2026. Saiba mais sobre essa história!
Atualizado há 12 horas
Bitcoin perdido em aterro sanitário

Outros destaques

Pepe Investors Panic
Fundo de investimento Bitcoin
Short positions de Ethereum
Bitcoin perdido em aterro sanitário
Listagem de USDC no Japão

Um aterro sanitário em Newport, País de Gales, conhecido por ser o local de uma busca de uma década por um hard drive perdido contendo 8.000 Bitcoins, está programado para fechar no ano fiscal de 2025-26. O local ganhou notoriedade devido a James Howells, que alega ter descartado o hard drive por engano em 2013. Atualmente, o montante perdido equivaleria a aproximadamente $768 milhões, considerando a cotação atual do Bitcoin.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aterro Sanitário em Newport se Prepara para o Fechamento

Um porta-voz do conselho de Newport confirmou que o aterro, em operação desde o início dos anos 2000, está se aproximando do fim de sua vida útil, conforme noticiado pela BBC News em 9 de fevereiro. “O conselho está trabalhando em um plano de fechamento e cobertura do local nos próximos dois anos”, afirmou o porta-voz. Há planos em andamento para reutilizar parte do terreno, com a aprovação de um projeto de instalação de uma fazenda solar em agosto.

James Howells, um profissional de TI local, alega que sua ex-parceira descartou um hard drive em 2013, sem saber que ele continha 8.000 BTCs que ele havia minerado em 2009. A busca pelo Bitcoin perdido em aterro sanitário tornou-se uma saga. Com o Bitcoin sendo negociado atualmente em torno de $96.000, o valor da quantia perdida seria de aproximadamente $768 milhões.

Howells travou uma longa batalha judicial com o Conselho da Cidade de Newport, buscando permissão para escavar o local na tentativa de recuperar o drive. Ele teria oferecido ao conselho uma parte dos Bitcoins em caso de sucesso, ou compensação se a oportunidade de busca fosse negada. No entanto, um juiz rejeitou seu caso em janeiro, decidindo que não havia “nenhuma perspectiva realista” de sucesso no julgamento.

A Busca Contínua pelo Bitcoin Perdido em Aterro Sanitário

Apesar da insistência de Howells de que a tecnologia orientada por IA poderia identificar o hard drive sem perturbar o aterro, o conselho rejeitou consistentemente as propostas de escavação. Em outubro, o conselho citou preocupações ambientais, afirmando que tal operação teria um “enorme impacto negativo na área circundante”.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os 8.000 BTCs supostamente perdidos em Newport fazem parte de um fenômeno maior de Bitcoins inacessíveis. O executivo da Web3, Al Leong, estimou que até 3 milhões de BTCs — aproximadamente 13% da oferta total — poderiam estar permanentemente perdidos.

Enquanto isso, o CEO da Tether, Paolo Ardoino, especulou que a computação quântica poderia um dia decifrar “carteiras perdidas” e trazer Bitcoins inativos de volta à circulação. A computação quântica é uma tecnologia emergente capaz de resolver problemas complexos em velocidades atômicas, que os computadores tradicionais não conseguem lidar.

O Futuro do Bitcoin Inativo e a Computação Quântica

À medida que essa tecnologia avança, carteiras de Bitcoin inativas sem medidas de segurança ativas se tornarão vulneráveis, pois não há ninguém para mover ou proteger os fundos. Carteiras de Bitcoin ativas, no entanto, provavelmente adotarão medidas de segurança resistentes à quântica assim que estiverem disponíveis.

Ardoino explicou que os detentores de Bitcoin que ainda estão vivos e têm acesso às suas carteiras moverão seus fundos para novos “endereços resistentes à quântica”. O potencial da computação quântica para desbloquear o estimado 1 milhão de BTCs de Satoshi Nakamoto gerou debate. Alguns analistas alertam que tal desenvolvimento poderia colocar pressão para baixo sobre os preços do Bitcoin.

No mundo dos investimentos em criptomoedas, é sempre bom estar atento às novidades, como os Altcoins lastreadas em ouro, que ganham destaque com novas previsões otimistas de grandes bancos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No ano passado, pesquisadores chineses alegaram uma descoberta significativa no campo da criptografia, afirmando que conseguiram quebrar algoritmos comumente usados em bancos e criptomoedas. A equipe, liderada por Wang Chao da Universidade de Xangai, utilizou um computador quântico para violar esses métodos de criptografia.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

Via Cryptonews

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.