Atores de Assassin’s Creed Shadows Revelam Protagonismo no Jogo

Entenda como os atores de Assassin’s Creed Shadows construíram seus personagens e a dinâmica entre eles.
Atualizado há 6 horas
Atores de Assassin’s Creed Shadows Revelam Protagonismo no Jogo
Aprofunde-se na dinâmica e construção de personagens em Assassin’s Creed Shadows. (Imagem/Reprodução: Gizmodo)
Resumo da notícia
    • Após 14 jogos, a Ubisoft lançou Assassin’s Creed Shadows no Japão feudal, com dois protagonistas jogáveis.
    • Você conhecerá a jornada dos atores na criação de Naoe e Yasuke, explorando suas experiências únicas.
    • A química entre os personagens e atores fez da interação um dos pontos altos do jogo.
    • A recepção imediata do jogo, com três milhões de jogadores, mostra seu impacto na indústria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após 14 jogos e quase 20 anos, a Ubisoft finalmente trouxe a franquia Assassin’s Creed Shadows para o Japão da era feudal. Além de continuar a incursão da série no território de RPG de ação, Shadows chega com dois protagonistas jogáveis e totalmente formados: Fujibiyashi Naoe, uma jovem shinobi seguindo os passos de seus pais assassinos, e Yasuke, um samurai africano que serviu sob o comando do senhor Oda Nobunaga.

Cada jogo Creed ascende e cai dependendo de seu líder, e para alguns de seus atores, esses papéis marcaram sua primeira vez sendo (ou estrelando) em um videogame. Esse é o caso com ambos os atores de Assassin’s Creed Shadows, Masumi Tsunoda e Tongayi Chirisa, intérpretes de Naoe e Yasuke, respectivamente. Em uma entrevista recente, ambos revelaram que foram para suas respectivas audições sabendo que era para um projeto de jogo, só não Assassin’s Creed especificamente.

Atores de Assassin’s Creed Shadows e a construção dos personagens

A situação era tão sigilosa naquele momento, Tsunoda estava sob a impressão de que estaria interpretando um samurai em vez de um ninja. Nenhum dos dois tinha muita experiência com a franquia antes, e não haviam testado juntos ou sequer se encontrado até a primeira leitura do jogo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa situação não é totalmente diferente da relação de seus personagens no início do jogo. No final do primeiro ato, Naoe e Yasuke inesperadamente se cruzam enquanto ela procura vingar sua aldeia e matar Nobunaga. O que inicialmente é uma aliança tensa entre os dois se torna uma amizade genuína, e várias análises do jogo destacaram sua dinâmica como um ponto alto. Isso parecia já estar nos planos desde o início: durante nossa conversa, Tsunoda lembrou como Chirisa se encaixou bem em sua imagem mental de como ela imaginava que seria o dublador de Yasuke, descrevendo-o como um “cara caloroso e de coração grande com uma grande risada. Senti como se já o conhecesse”.

“Houve uma química instantânea e nível de conforto entre nós”, ela continuou. “É sempre uma bênção quando você trabalha com outro ator e ele é ótimo, mas se você realmente se conecta com ele em um nível humano, então não é apenas mais um dia de trabalho.”

Leia também:

Masumi Tsunoda e a representação da cultura japonesa

Parte do que atraiu Tsunoda ao projeto foi a oportunidade de retratar uma pessoa japonesa no Japão, o que ela disse que nem sempre esteve disponível para ela. Ao interpretar Naoe, ela buscou conselhos de artistas de mocap anteriores e atores de jogos, e lembrou de seu treinamento estrelando o filme da Netflix de 2021, Yakuza Princess, cuja protagonista Akemi passa por uma jornada semelhante para “recuperar seu poder” após perder sua família restante. Como ela conta, interpretar Akemi naquele filme foi bastante instrumental para sua voz e desempenho de mocap em Shadows.

“Quando eu reservei Yakuza Princess pela primeira vez, eu tinha um medo de objetos afiados como garfos e facas”, ela revelou. “Eu tive que segurar uma espada naquele filme, então, para superar esse medo, eu fiz aulas de luta de espada. Sem isso, eu não teria sido capaz de canalizar a energia de Naoe.”

Tongayi Chirisa e a inspiração em figuras históricas

Assim como sua co-estrela, Chirisa vem de um histórico de TV e cinema, e pode ser visto atualmente em Mayfair Witches da AMC. Ele havia feito um papel de voz muito pequeno em Wolfenstein: The New Order, mas era de outra forma novo para videogames. Como fã do trabalho feito nos filmes de Avatar e Planet of the Apes, a perspectiva de fazer mocap o entusiasmou, e vê a técnica de filmagem como mais favorável à imaginação do que TV ou cinema. Fazer mocap para Shadows “não parecia que havia uma maneira errada de imaginar as coisas”, explicou ele. “Era como teatro, em que quanto maior você era, melhor.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto Naoe foi criada especificamente para Shadows, Yasuke é inspirado em uma figura histórica real. Chirisa nunca havia interpretado um samurai africano antes (parte do que chamou sua atenção sobre o papel), e ele queria adicionar à “rica profundidade” de Yasuke que o viu frequentemente reimaginado para a mídia japonesa. Para ajudar a informar sua interpretação, o ator fez sua própria pesquisa sobre a história de Yasuke durante o período Sengoku. Não há muito sobre onde Yasuke viveu precisamente antes de trabalhar sob o jesuíta italiano Alessandro Valignano, mas os registros que existem permitiram a Chirisa “ir fundo” nas culturas que teriam existido na época e esboçar uma história de fundo mais historicamente precisa.

O ator também creditou ter crescido no Zimbábue — perto de Moçambique e Angola, dois países que se especula que Yasuke seja — como útil para seu processo. Nada que ele aprendeu sobre escravidão e rotas comerciais pela África durante aquele período foi revelador para ele, mas eles ajudaram a “canalizar a jornada emocional que Yasuke viaja de ser tirado de casa para se encontrar e se tornar um dos samurais de Nobunaga.”

A narrativa de Assassin’s Creed Shadows

O relacionamento de Yasuke com Nobunaga e seus começos como escravo nas mãos dos Templários são cobertos através de flashbacks jogáveis, assim como a evolução de Naoe em uma assassina. Ambas as suas histórias individuais ocorrem meses ou anos antes do início do jogo e existem como uma parte separada, mas conectada, da narrativa geral de Assassin’s Creed Shadows. Há muitas cenas de corte nele, e o mocap para essas cenas foi bem intenso: elas foram filmadas uma vez por semana a cada mês, e nem todas foram feitas em ordem.

De acordo com Tsunoda, os escritores e a equipe de produção forneceriam contexto adicional durante as filmagens para cenas que estavam fora de sequência ou confusas. Chirisa disse que a ajuda de fundo até incluiu quando na história uma cena estava acontecendo e o estado emocional dos personagens naquele momento, tudo o que os ajudou a “nos encontrarmos e o espaço em que precisávamos estar”. Ajuda adicional veio do diretor de animação Matthieu Crosset, que Tsunoda disse que os aconselharia sobre como fazer o movimento adequado para um videogame e como eles ficariam nele.

“Matthieu tinha todo o playbook do jogo em sua mente”, acrescentou Chirisa. “Sempre tínhamos alguém no chão conosco, e ele sabia exatamente o que precisávamos fazer e como deveria parecer. Todos neste projeto realmente vieram prontos para jogar. Você tinha que usar sua imaginação, e você tinha que se tornar a ferramenta, então não havia nada em que você tivesse que se apoiar como em um set de filmagem.”

Apesar da produção cair em uma estrutura de repetição, ele estava efusivo sobre como fazer parte do jogo, chamando-o de “nada menos que uma experiência de Alice in Wonderland“.

No início, o diretor criativo de Shadows, Jonathan Dumont, comparou o desenvolvimento do jogo a uma maratona e disse a Tsunoda que ela estaria interpretando Naoe por um “muito tempo”. O que ela pensou que seria um ano de trabalho acabou sendo dois devido aos dois atrasos do jogo, ambos os quais parecem ter valido a pena. Uma semana após o lançamento, Assassin’s Creed Shadows ultrapassou três milhões de jogadores e foi recentemente revelado como o jogo mais vendido nos EUA em março, e o segundo melhor do ano até agora, atrás de Monster Hunter Wilds.

No momento da escrita, a expansão Claws of Awaji é a única continuação conhecida das aventuras de Naoe e Yasuke que estamos recebendo. Esperançosamente, não é a última vez que ouvimos e vemos Tsunoda e Chirisa nos jogos.

Primeira: Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.

Segunda:
Não foi possível incluir a tag “Via” devido ao domínio do link de referência não estar na lista de permitidos.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.