▲
- A atualização do Chrome para iPhone e iPad traz uma novidade para trocar entre contas pessoais e de trabalho.
- Ela ajuda a manter dados e informações de contas distintas, aumentando a segurança.
- Empresas podem usar esses recursos para gerenciar a segurança e controle de acesso.
- Recursos de segurança e filtragem de URLs também serão expandidos para dispositivos iOS.
A atualização do Chrome para iPhone e iPad traz uma novidade importante para quem precisa alternar entre contas pessoais e de trabalho. Essa funcionalidade facilita o gerenciamento de múltiplas contas no dispositivo, ajudando a manter a separação de dados de forma mais prática e segura, especialmente para empresas que adotam estratégias BYOD (Bring Your Own Device).
Alternar contas no Chrome
Com a nova versão, o usuário que troca de uma conta pessoal para uma gerenciada, por exemplo, verá que as informações de cada uma permanecem distintas. Os dados de trabalho, como abas, histórico, senhas e outros, ficam vinculados apenas à conta gerenciada. Da mesma forma, as informações pessoais continuam acessíveis apenas na sua conta individual, evitando mistura de dados, algo fundamental em ambientes corporativos.
Quando o usuário realiza a troca, o Chrome exibe uma confirmação na tela informando que a navegação está sendo feita em uma conta gerenciada. Essa comunicação visual reforça a separação e aumenta a segurança na manipulação de informações sensíveis, como senhas e histórico de navegação.
Controle e segurança nas empresas
A Google afirmou que a experiência aprimorada de troca de contas foi pensada para permitir que empresas autorizem seus funcionários a usarem os dispositivos de sua preferência, mesmo em casos de Bring Your Own Device. Essa facilidade não é compatível com a troca entre dois contas Google padrão no Chrome para iOS, mantendo o foco na distinção entre contas pessoais e corporativas.
A extensão das funcionalidades inclui também relatórios de segurança no Chrome Enterprise, agora compatíveis com dispositivos iOS, possibilitando que organizações enviem dados importantes de eventos de segurança para a ferramenta de investigação na Google Admin console ou nos logs do Chrome. Ainda, a filtragem de URLs será implementada para que as empresas possam bloquear sites não autorizados, reforçando a proteção contra acessos indevidos.
Leia também:
Novidades adicionais para os dispositivos móveis
Além do foco na alternância de contas, o Google anunciou que vai expandir as capacidades de reporte do Chrome Enterprise no iOS, melhorando o controle e a gestão de segurança. Essa melhoria é essencial para organizações monitorarem incidentes e manterem a conformidade com as políticas internas.
A expectativa é que os recursos de filtragem de URLs cheguem ao iOS em breve, ajudando as empresas a controlarem o acesso a sites não sancionados e garantindo uma navegação mais segura para os funcionários. Essas medidas reforçam a importância de uma gestão de dispositivos mais eficiente e segura para o ambiente corporativo.
Para quem busca acompanhar outras novidades do universo mobile, o site MacRumors traz atualizações sobre o sistema, incluindo melhorias no navegador e outros recursos integrados ao iOS.
Via MacRumors.com