Nova atualização do Windows 11 pode trazer falhas em PCs

Em sua nova atualização do Windows 11, diversos usuários estão enfrentando problemas de inicialização do sistema. Entenda!
Avatar de Bruno Rodrigues
02/03/2023 às 13:40 | Atualizado há 1 ano
Nova atualização do Windows 11 pode trazer falhas em PCs

As novas atualizações do sistema operacional Windows 11, pode trazer consigo inúmeras falhas para diversos computadores segundo a Microsoft. A empresa revela que isso é devido a software de terceiros instalados em computadores com o sistema operacional.

Atualização do Windows 11 pode trazer falha na inicialização dos PCs

A atualização em questão é a KB5022913 do Windows 11, que está causando falhas em diversos computadores que optaram por receber as atualizações preview do sistema operacional. Com isso, os usuários que instalaram a atualização do sistema da Microsoft, relataram problemas na inicialização do sistema.

Segundo a Microsoft, esse problema está acontecendo com computadores que possuem softwares que customizam a interface do usuário, alterando a aparência original do sistema operacional Windows 11. Devido à incompatibilidade desses aplicativos de terceiros, o computador tenta ligar o sistema, mas não conseguem por falta de comunicação entre ambos os códigos.

Nova atualização do Windows 11 pode trazer falhas em PCs 1
Imagem: Palpite Digital

Em comunicado, a Microsoft ainda revelou quais os programas que estão afetando o desempenho do sistema. Sendo os aplicativos de personalização de interface do usuário de terceiros conhecidos como ExplorerPatcher e StartAllBack.

“Depois de instalar o KB5022913 ou atualizações posteriores, os dispositivos Windows com alguns aplicativos de personalização de interface do usuário de terceiros podem não ser iniciados”, disse a Microsoft.

“Esses aplicativos de terceiros podem causar erros com o Explorer.exe que podem se repetir várias vezes em um loop. Os aplicativos geralmente usam métodos sem suporte para obter sua personalização e, como resultado, podem ter resultados não intencionais em seu dispositivo Windows.”

Em palavras da própria Microsoft sobre o ocorrido, esses aplicativos que permitem o sistema de possuir uma aparência mais tradicional ao sistema, estão impedindo que os usuários possam ter uma boa experiência com a atual atualização do Windows 11.

Segundo a empresa, somente aqueles usuários que utilizam softwares para mudar a interface do usuário na versão do Windows 11 22H2, estão enfrentando os problemas. Agora, se você utiliza uma versão anterior da atualização, não encontrará nenhum problema como esse relatado por diversos usuários.

A solução da Microsoft

Desde que o problema passou a ser relatado pelos usuários que realizam a instalação preview das novas atualizações do Windows, a Microsoft vinha estudando sobre o que poderia estar ocasionando os problemas com a nova atualização.

Ainda assim, era de se esperar que esses problemas estivessem ocorrendo por parte de programas e modificações eram realizados no sistema operacional do Windows 11 para alterar a sua aparência ou na maneira como funciona.

Sendo assim, a empresa recomenda que todos os usuários removam quaisquer arquivos que façam a modificação do sistema operacional, antes de passar para a nova atualização KB5022913. Dessa forma, assim que realizar a atualização do sistema, os usuários podem experimentar colocar novamente os aplicativos que modificam a interface e verificar se o problema persiste.

Outro recurso que os usuários podem experimentar, é atualizar os softwares que fazem modificações Windows para versões mais recentes. Utilizar as versões mais antigas de aplicativos do tipo, podem gerar problemas como os relatados por usuários da Microsoft.

A nova atualização do sistema operacional da Microsoft, veio acompanhada de diversos novos recursos e portabilidade, o que não se limita exclusivamente ao Bing, conforme mostramos que o Novo Bing traz tecnologia da OpenAI, mesma do ChatGPD.

Mas, está associada a novas funções agregadas a barras de tarefas, comunicação com dispositivos iOS, uma barra de pesquisa para o Gerenciador de Tarefas, um novo Bloco de Notas com Guias, recomendações de energia, gravação de tela na Ferramenta de Recorte e outras correções do sistema.

Com informações: Bleeping Computer.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Bruno Rodrigues
Oi, eu sou o Bruno, amante de tecnologia, games e cultura pop.
SUGESTÕES PARA VOCÊ