▲
- A One UI 8 foi lançada para usuários, incluindo o Galaxy S24+, com melhorias no sistema e recursos novos como tela dividida aprimorada e animações no app Clima.
- Você pode ajustar o tamanho das janelas na tela dividida, facilitando o multitarefas e tornando o uso do telefone mais eficiente no dia a dia.
- A atualização torna a interface mais agradável com novas animações no aplicativo de Clima, melhorando a experiência visual ao verificar o tempo.
- A função de relógio adaptável na tela de bloqueio apresenta limitações, mostrando que nem todos os recursos atendem a todos os perfis de usuário.
A atualização One UI 8 chegou para muitos usuários, incluindo no modelo Galaxy S24+, trazendo uma experiência que, para alguns, é bastante neutra. O sistema mantém o bom desempenho dos aparelhos, com tudo funcionando como esperado, mas as novidades mais empolgantes são poucas. Ainda assim, algumas características se destacam e agradam bastante no dia a dia.
A One UI 8 apresenta mais mudanças do que parece à primeira vista. O registro de alterações aponta para melhorias em diversos pontos. O sistema aprimora a segurança do aparelho, otimiza a experiência com os Galaxy Buds e facilita a conexão a dispositivos Auracast, que permite a transmissão de áudio para múltiplos aparelhos simultaneamente. Além disso, a edição de fotos e vídeos também recebeu um upgrade, oferecendo mais ferramentas e possibilidades para os usuários. As características mais notáveis, no entanto, são o modo de tela dividida aprimorado e as novas animações do aplicativo de Clima.
A tela dividida da One UI 8 está muito melhor para quem usa
Para quem valoriza o modo de tela dividida da One UI, esta atualização traz boas notícias. Embora não seja um recurso usado todos os dias por todos, ele é visto como essencial para muitos usuários, tornando a interface menos atraente sem ele. Felizmente, a Samsung não só manteve a tela dividida, como também a melhorou bastante.
Agora, você pode ajustar o tamanho de uma das janelas de aplicativo para ocupar cerca de 10% da tela, enquanto a outra ocupa os 90% restantes. Quando essa proporção é definida, um toque no aplicativo menor permite inverter rapidamente os tamanhos entre eles. Essa função é prática para situações onde você precisa apenas de uma referência rápida em uma janela, sem perder a maior parte do espaço da tela principal.
Essa funcionalidade oferece uma forma mais eficiente de aproveitar o modo de tela dividida, sem sacrificar muito espaço. A experiência de uso se mostra intuitiva e fluida, como se a opção de redimensionamento 10-90% sempre tivesse existido. É um detalhe que faz diferença e ajuda a otimizar o uso do aparelho para multitarefas. Para quem edita vídeos com smartphone, por exemplo, é uma mão na roda.
Leia também:
One UI 8 renova as animações do aplicativo de Clima
Um ponto que pode incomodar alguns usuários na One UI é a presença do estilo de arte Corporate Memphis em algumas partes da interface. Esse design, caracterizado por figuras desproporcionais e sem expressão, aparece em certas telas de configuração, comunicando funcionalidades de forma visual, mas nem sempre agradando a todos.
Há uma expectativa por parte de alguns usuários de que a Samsung abandone esse estilo de design em favor de algo mais criativo e esteticamente agradável. A One UI 8 dá um passo nessa direção, mesmo que ainda existam alguns resquícios do Corporate Memphis em outras áreas do sistema.
Uma das grandes mudanças está no aplicativo de Clima. As antigas caricaturas, consideradas sem graça por muitos, foram substituídas por novas e mais bonitas animações. Essas novas animações trazem um visual mais dinâmico e agradável, melhorando a experiência de verificar a previsão do tempo no seu aparelho.
Sobre as expectativas e a realidade da One UI 8
É interessante notar como as expectativas podem diferir da realidade em uma atualização de sistema. Por exemplo, a nova função de relógio adaptável na tela de bloqueio da One UI 8 parecia ser uma das características mais promissoras. No entanto, na prática, ela pode não ser tão útil para todos os perfis de uso.
A principal limitação para alguns é que o relógio adaptável funciona melhor com fotos em modo retrato, o que pode não ser ideal para quem prefere fotos abstratas ou de paisagens. Além disso, as opções para mover o relógio na tela de bloqueio são limitadas, o que restringe sua aplicação a cenários muito específicos. Se você busca novos estilos de relógio, a versão 8.5 promete mais opções.
Isso mostra que, às vezes, o que parece ótimo na teoria pode não se alinhar tão bem com o uso diário. A experiência pessoal com as novas funcionalidades pode variar bastante, e o que é um ponto forte para um usuário pode ser irrelevante para outro. Assim, a verdadeira avaliação da One UI 8 vem ao experimentá-la no seu próprio celular Galaxy.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.
Via SamMobile