▲
- A atualização One UI 8.5 da Samsung traz um recurso que limita o uso da rede quando o celular não está em uso.
- Você pode ter mais autonomia na bateria do seu Galaxy graças ao sistema Network Battery Saver que reconhece seus hábitos.
- O recurso usa inteligência artificial para identificar momentos de inatividade e reduzir o consumo de energia da rede.
- A nova função estará disponível na série Galaxy S26 a partir de fevereiro de 2026 e depois para outros modelos.
A próxima personalização Android da Samsung para celulares e tablets Galaxy, a One UI 8.5, prometia ser uma atualização menor. Contudo, informações recentes indicam que ela trará mudanças significativas. Além de ajustes na interface que impactam a aparência geral do sistema, a versão também pode incluir uma funcionalidade interessante para otimizar a bateria.
Especialistas descobriram códigos na versão firmware vazada da One UI 8.5 para o Galaxy S25 Ultra, mencionando um novo recurso chamado Network Battery Saver. Este sistema pode identificar quando o telefone não está em uso, como durante o sono, e limitar o consumo de rede. Isso contribui para uma menor descarga da bateria e proporciona maior autonomia.
Para entender se o aparelho está sendo usado e para aprender os padrões de uso do usuário, esta função emprega o sistema Personal Data Intelligence. Esse recurso já existe em smartphones e tablets Galaxy, usando inteligência artificial (IA) para analisar os hábitos do usuário e criar um gráfico de conhecimento sobre eles.
Economia de Bateria e Personal Data Intelligence no One UI 8.5
O Personal Data Intelligence utiliza inteligência artificial para aprimorar a experiência em diversas funções. Por exemplo, ele pode oferecer sugestões relevantes e melhorar a interação com aplicativos. A Samsung, aproveitando que o Personal Data Intelligence já conhece os padrões de uso do seu telefone, está aplicando-o para otimizar o Network Battery Saver.
Essa integração pode resultar em uma melhora notável na duração da bateria quando o dispositivo não está em uso. A descoberta inclui pelo menos três trechos de código que detalham a funcionalidade. O primeiro indica: “Economize bateria limitando o desempenho da rede quando seu telefone não estiver sendo usado, como quando você está dormindo.”
O segundo trecho de código explica: “O Network Battery Saver usa Personal Data Intelligence para determinar quando aplicar limites de desempenho de rede, como quando você está em casa ou quando é improvável que use seu telefone. Você pode gerenciar os aplicativos e serviços que usam Personal Data Intelligence nas Configurações.” Vale lembrar que funcionalidades de IA da Samsung já são exploradas em outros contextos, como o Samsung Now Brief.
Por fim, o terceiro trecho afirma: “Para usar o Network Battery Saver, ative o Personal Data Intelligence nas Configurações.” Isso sugere que o usuário terá controle sobre a ativação e gestão dessa tecnologia. A expectativa é que essa nova abordagem traga mais autonomia para os aparelhos, adaptando-se de forma inteligente aos hábitos diários.
Lançamento e Disponibilidade da Atualização
A Samsung planeja lançar a One UI 8.5 junto com a série Galaxy S26. A previsão é que isso aconteça em fevereiro de 2026. Após a estreia, a atualização deve ser disponibilizada para os demais dispositivos elegíveis da marca. A Samsung já oferece regularmente atualizações para seus aparelhos, como a One UI 8 para o Galaxy M34.
A compatibilidade com a One UI 8.5 dependerá do modelo do seu Galaxy. Os usuários interessados em verificar se seus aparelhos receberão a atualização podem consultar listas oficiais que serão divulgadas pela Samsung. Novas funcionalidades de IA, incluindo recursos para ocultar apps de IA, continuam a ser um foco para a empresa.
O desenvolvimento contínuo do sistema operacional visa oferecer uma experiência de uso mais eficiente e personalizada. A implementação de tecnologias como o Network Battery Saver demonstra o empenho em maximizar a vida útil da bateria, um ponto importante para muitos usuários de smartphones.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via SamMobile