▲
- One UI 8.5 da Samsung será baseada na atualização trimestral QPR2 do Android 16, trazendo novidades mais rápidas para Galaxy.
- Você poderá aproveitar recursos recentes do Android com maior rapidez no seu smartphone Samsung Galaxy.
- A atualização impacta positivamente a experiência do usuário ao trazer recursos avançados de segurança e funcionalidade.
- Esse avanço sinaliza uma nova estratégia da Samsung para acelerar atualizações e acompanhar os lançamentos do Google.
A One UI 8.5 da Samsung está se preparando para trazer uma série de novidades aos aparelhos Galaxy, com um detalhe importante: ela será baseada na segunda atualização trimestral (QPR2) do Android 16. Isso significa que os usuários podem esperar recursos do Android mais recentes chegando aos seus dispositivos bem mais rápido do que o habitual, acompanhando o ritmo de lançamentos do Google.
Ainda faltam mais de três meses para a provável apresentação da linha Samsung Galaxy S26, mas já temos uma boa ideia de algumas de suas novas funcionalidades de software. Isso acontece graças a uma série de informações vazadas sobre a One UI 8.5. Essas compilações vazadas do software nos dão uma chance única de ver o que a Samsung está preparando para sua próxima grande atualização.
Como o nome indica, a One UI 8.5 usará como base o Android 16, lançado este ano, e não o Android 17, que ainda não foi divulgado. Mas, ela terá uma diferença em relação à sua versão anterior. Enquanto a One UI 8 se baseou no lançamento estável inicial do Android 16, a One UI 8.5 será construída a partir da segunda versão trimestral da plataforma, o Android 16 QPR2. Isso indica um passo significativo na estratégia de atualizações da empresa.
Josh Skinner e Jeff Springer, da SammyGuru, foram responsáveis por confirmar essa informação. Eles conseguiram uma versão vazada da One UI 8.5 e verificaram que a versão do SDK e o prefixo do ID de compilação são “36.1” e “BP4A”, respectivamente. Esses valores são compatíveis com o Android 16 QPR2. Essa descoberta é crucial para entender o impacto da nova atualização.
Por que a base do Android 16 QPR2 na One UI 8.5 é um avanço
Faz alguns anos que o Android segue um ciclo de lançamento trimestral, mas poucas fabricantes de dispositivos, além do Google, lançam atualizações de software com base nessas versões. A maioria das empresas prefere esperar que o Google finalize a próxima versão anual principal do Android antes de adaptar seu próprio software. Essa abordagem economiza tempo e esforço, pois elas precisam integrar grandes mudanças do Android apenas uma vez por ano, em vez de quatro vezes. No entanto, isso resulta em um atraso na chegada de novos recursos aos usuários.
Leia também:
A desvantagem é que as fabricantes, e por tabela seus usuários, perdem os novos recursos que o Google apresenta nas versões trimestrais. Um bom exemplo é o Identity Check, que impede ladrões de realizar ações sensíveis no celular, mesmo com a senha. Esse recurso surgiu na primeira atualização trimestral do Android 15. Como a maioria das empresas ignorou as atualizações do Android 15, essa função só estará amplamente disponível quando lançarem as atualizações do Android 16, que incluirão todas as mudanças anteriores.
As fabricantes sempre puderam integrar as versões trimestrais (QPRs) ou selecionar mudanças específicas. A Samsung, por exemplo, incluiu o Identity Check na sua One UI 7, mesmo ela sendo baseada no Android 15 inicial. Contudo, para a maioria é mais fácil esperar pela próxima versão principal. O Google quer mudar isso, pois planeja entregar mais recursos e APIs para desenvolvedores através dos lançamentos trimestrais. Se as empresas continuarem no ciclo anual, a quantidade de aparelhos que recebem essas ferramentas a tempo será pequena.
Por isso, a Samsung basear a sua One UI 8.5 no Android 16 QPR2 é uma grande novidade. Não víamos a empresa — ou qualquer outra fabricante — incorporar mudanças de uma versão trimestral do Android desde o lançamento limitado do Android 12L em 2022.
Considerando que a Samsung já adotou o modelo Trunk Stable do Google para acelerar as atualizações, este pode ser apenas o começo. Assim, a Samsung poderá seguir o ritmo de lançamentos do Google, levando novos recursos Android aos dispositivos Galaxy mais rapidamente.
Quais novidades a One UI 8.5 pode trazer?
Então, quais novos recursos do Android podemos esperar que a One UI 8.5 traga? Com base no que o Google divulgou nas versões Beta 1 e Beta 2 do Android 16 QPR2 até agora, muitas das seguintes funcionalidades podem chegar aos dispositivos Galaxy. A expectativa é alta para essas atualizações.
Abaixo, listamos os recursos esperados, divididos por categoria:
-
UI, Experiência do Sistema e Acessibilidade
- Tema escuro expandido
- Temas de ícones forçados
- Suporte a widgets na tela de bloqueio
- Rastreamento nativo de passos no Health Connect
- Uma nova opção de “cursor universal” nas configurações de tela externa
- Aceleração do ponteiro e outras configurações de mouse/touchpad
- Sessões de Chooser interativas
- Migrações Android mais suaves
- Anotação e edição de documentos PDF
- API de topologia de tela (Display Topology API)
- ViewConfiguration ciente do dispositivo (Device-aware ViewConfiguration)
- Controle granular de feedback tátil (Granular Haptic Feedback Control)
- API de categorias de blocos de configurações rápidas (Quick Settings Tile Categories API)
-
Mídia e Áudio
- Suporte a decodificação IAMF (IAMF Decoding Support)
- Compartilhamento de áudio pessoal no seletor de saída (Personal Audio Sharing in Output Switcher)
- Novas APIs AAudio
- Controle deslizante de brilho HDR/SDR (HDR/SDR Brightness Slider)
- Melhorias na gestão de dispositivos complementares (Companion Device Management Enhancements)
- Melhorias de privacidade de rede no MediaRouter (MediaRouter Network Privacy Improvements)
-
Privacidade e Segurança
- Suporte de proteção avançada para USB (Advanced Protection support for USB)
- Controles parentais locais
- Bloqueio seguro do dispositivo (Secure Lock Device)
- Alternar proteção contra roubo de telefone (Phone Theft Protection Toggle)
- Identity Check expandido para mais aplicativos. (Recursos de proteção como este são sempre bem-vindos.)
-
Produtividade do Desenvolvedor
- Suporte a aplicativos gráficos no terminal Linux (Graphical apps support in the Linux Terminal)
- Métricas de engajamento de widgets (Widget Engagement Metrics)
- Avisos antecipados para compatibilidade com tamanho de página de 16KB (Early Warnings for 16KB Page Size Compatibility)
- Profiling aprimorado (Enhanced Profiling)
- Testes multi-tela mais robustos (More Robust Multi-Display Testing)
A Samsung deve incorporar as novas APIs para desenvolvedores, mas escolherá quais recursos para o usuário serão incluídos. Embora haja expectativa por temas de ícones forçados e suporte a widgets na tela de bloqueio, é possível que a empresa não os adicione. Isso porque ela já possui soluções semelhantes em sua interface. Será preciso aguardar o anúncio oficial da One UI 8.5 para saber exatamente quais funcionalidades foram mantidas ou descartadas.
Com essa abordagem de sincronia mais próxima com os lançamentos do Google, a Samsung demonstra um esforço contínuo para manter seus dispositivos atualizados. Os usuários podem esperar uma experiência cada vez mais dinâmica, com as últimas inovações do Android chegando aos seus aparelhos Galaxy de forma mais ágil, promovendo um ecossistema mais atualizado e seguro.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.