▲
- Samsung Food recebeu uma atualização com novo design focado em tablets, trazendo layout de duas colunas para a página de receitas.
- Você poderá visualizar ingredientes e instruções simultaneamente, facilitando o preparo das receitas em dispositivos maiores.
- Essa mudança melhora a experiência para usuários de tablets e celulares dobráveis, mas ainda há inconsistências no app.
- A atualização sugere que a Samsung pode aprimorar ainda mais a interface para telas grandes, tornando o uso mais intuitivo e ergonômico.
O aplicativo Samsung Food, conhecido por ajudar a descobrir e preparar receitas, recebeu uma atualização significativa. Ele está disponível para celulares, tablets e até algumas geladeiras Samsung. Recentemente, a empresa trouxe um novo design de interface de usuário (UI) mais amigável para tablets, mas será que essa novidade atendeu às expectativas dos usuários?
Samsung Food para Tablets: Toques de Design Amigáveis para Telas Grandes
A Samsung lançou uma atualização importante para o aplicativo Samsung Food. O registro de mudanças mencionava melhorias para usuários de Samsung Food para tablets, o que gerou expectativa sobre as novidades. Contudo, a Samsung aplicou um layout adequado para tablets em apenas uma parte do aplicativo, o que surpreendeu alguns usuários.
Essa atualização trouxe um novo design de duas colunas para a página de receitas. Com ele, é possível visualizar os ingredientes e as instruções ao mesmo tempo, diminuindo a necessidade de rolar a tela. Essa é uma mudança bem-vinda para quem busca praticidade na cozinha e usa dispositivos maiores.
Testamos essa funcionalidade no Galaxy Tab S11 e no Galaxy Z Fold 7, tanto na orientação retrato quanto paisagem. Percebemos que as demais telas do aplicativo não receberam um redesenho semelhante. A experiência nesses dispositivos, fora da página de receitas, permanece bastante similar à versão de celulares.
No caso de celulares dobráveis, a página de receitas também adota o design de duas colunas, aproveitando melhor o espaço da tela. Embora seja um avanço, a inconsistência na aplicação do novo design em outras partes do app pode gerar uma experiência um pouco fragmentada para o usuário.
O Que Poderia Ser Melhor no Samsung Food para Tablets
Seguindo as diretrizes de design do Google para celulares dobráveis e tablets, a Samsung poderia ter otimizado ainda mais a interface. Uma sugestão seria mover as abas da barra de navegação inferior para uma barra lateral à esquerda. Essa alteração faria uma diferença considerável na usabilidade para dispositivos com telas maiores, tornando o aplicativo mais ergonômico.
A navegação lateral é um padrão comum em aplicativos desenvolvidos para telas amplas, como as de tablets e dobráveis. Ela permite um acesso mais fácil às diferentes seções do aplicativo sem que o usuário precise esticar os dedos até a parte inferior da tela. A personalização da ordem dos botões, por exemplo, é algo que mostra a importância de flexibilidade na UI.
Outra melhoria possível seria um design de dois painéis para os resultados de busca por receitas. As opções de filtro e ordenação poderiam ficar ao lado da barra de pesquisa, e não abaixo dela. Atualmente, em telas de tablets, a barra de pesquisa aparece grande demais, ocupando um espaço que poderia ser melhor aproveitado.
Com um design de dois painéis, os resultados da pesquisa poderiam ser exibidos no painel esquerdo, e os detalhes da receita no painel direito. Isso evitaria a necessidade de ir e voltar entre telas, otimizando a navegação e a visualização das informações no Samsung Food. Essa abordagem é mais natural para o mundo das telas grandes, como visto em atualizações de tablets Galaxy Tab S10 Plus.
O esforço da Samsung, até o momento, parece ter sido parcial. Por ser uma das principais marcas de celulares dobráveis e tablets no mundo, a empresa poderia dedicar mais atenção ao design de seus aplicativos nativos para dispositivos com telas amplas. Outros aplicativos nativos, como Find, Galaxy Store, Good Lock e Wearable, também poderiam receber mais melhorias de design para se adequarem melhor a essas telas, algo que a One UI 8.5 pode trazer.
Ainda há espaço para a Samsung refinar a experiência de uso de seus aplicativos em telas grandes. Melhorias contínuas no design podem fazer uma grande diferença na forma como os usuários interagem com seus dispositivos. A empresa tem a oportunidade de liderar nesse segmento, oferecendo uma experiência ainda mais integrada e intuitiva.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.
Via SamMobile