▲
- A Avast lançou novas funções de inteligência artificial para proteção contra golpes online, como emails e sites fraudulentos.
- O objetivo é ajudar os usuários a se protegerem de fraudes mais sofisticadas com ajuda de assistentes automatizados.
- Essas ferramentas oferecem proteção contínua contra phishing, sites suspeitos e links maliciosos, reforçando a segurança digital.
- As novidades incluem o Scam Guardian e o Email Guard, disponíveis na versão gratuita e paga do antivírus Avast.
- O lançamento reforça a importância de métodos avançados de defesa diante do aumento de crimes cibernéticos complexos.
A Avast lançou uma novidade para o seu programa de segurança digital, o Avast Security. As novas funções, chamadas Scam Guardian e Scam Guardian Pro, utilizam inteligência artificial para atuar como um assistente diário, oferecendo proteção extra contra golpes, especialmente os enviados por e-mail e outras plataformas.
Essas ferramentas foram pensadas para ajudar os usuários a se protegerem contra fraudes que se tornam cada vez mais sofisticadas. Com a crescente utilização de inteligência artificial por cibercriminosos, a detecção de golpes exige métodos avançados.
Novas Ferramentas Avast contra golpes online
Um dos destaques dessas novas funcionalidades é o Web Guard. Ele usa dados de telemetria e uma inteligência artificial que foi treinada com base em sites acessados frequentemente. O objetivo é identificar golpes que podem estar escondidos em páginas da web que parecem inofensivas à primeira vista.
Outra parte importante é o Assistente Avast. Ele trabalha para oferecer uma proteção constante, avisando os usuários sobre sites suspeitos, mensagens recebidas via SMS, e-mails enganosos, links duvidosos e ofertas que podem ser fraudulentas. Essa assistência acontece de forma semanal, garantindo uma camada extra de segurança para o dia a dia.
A empresa responsável pela Avast mencionou que o assistente foi desenhado para ter um “diálogo aberto” com as pessoas. Isso significa que ele pode dar orientações claras e responder a dúvidas sobre os diferentes tipos de golpes que circulam online, ajudando o usuário a entender melhor as ameaças.
Leia também:
As novas ferramentas são distribuídas em duas versões. O Scam Guardian está disponível na versão gratuita do programa, conhecida como Avast Free Antivirus. Já o Scam Guardian Pro é uma funcionalidade que vem junto com o Avast Premium Security, a versão paga do software de proteção.
Proteção Avançada contra E-mails Maliciosos
O recurso mais notável entre as novidades é o Email Guard. Ele usa inteligência artificial para analisar o contexto dos e-mails e o significado das palavras, buscando identificar mensagens de golpe. A ideia é que ele consiga detectar fraudes mesmo antes que o usuário abra o e-mail, agindo como uma barreira preventiva.
O Email Guard é uma função exclusiva do Scam Guardian Pro, a versão mais completa do serviço. Isso significa que, enquanto o Scam Guardian básico oferece as outras proteções mencionadas, a detecção aprofundada de golpes por e-mail fica reservada para quem opta pela versão Premium.
As novas ferramentas Scam Guardian e Scam Guardian Pro já podem ser usadas pelos usuários. O Avast Free Antivirus, que inclui a versão básica do Scam Guardian, está disponível para download no site oficial da Avast, facilitando o acesso à proteção para todos.
Crimes Cibernéticos: Um Cenário em Crescimento
A Avast destaca que o lançamento dessas ferramentas reflete a realidade atual, onde as tecnologias de inteligência artificial são cada vez mais usadas por criminosos na internet. Golpes atuais não são mais tão simples ou fáceis de identificar. Eles estão mais direcionados e aprimorados, dificultando a distinção entre o que é real e o que é uma fraude.
De acordo com um relatório de ameaças da Gen, empresa-mãe da Avast, divulgado no primeiro trimestre de 2025, houve um aumento significativo no número de registros pessoais vazados. Essa categoria de crime cresceu mais de 180% entre janeiro e março. As denúncias de golpes de phishing, por sua vez, tiveram um aumento de 466% em comparação com o trimestre anterior.
Recentemente, foi noticiado que golpistas estão até mesmo utilizando a propaganda direcionada do Google para enganar vítimas por meio de e-mails falsos, que se fazem passar por empresas conhecidas, como os Correios. Isso mostra a complexidade e a adaptabilidade das ameaças online no cenário atual.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.