Banco Central define regras para testes do Pix Automático no Open Finance

Banco Central publica normas para testes do Pix Automático no Open Finance, com lançamento previsto para junho. Entenda como isso afeta você.
Atualizado há 10 horas
Banco Central define regras para testes do Pix Automático no Open Finance
Banco Central inicia testes do Pix Automático no Open Finance; saiba como isso impacta você. (Imagem/Reprodução: Mobiletime)
Resumo da notícia
    • O Banco Central publicou as regras para os testes do Pix Automático no Open Finance, com lançamento previsto para junho.
    • Essa novidade promete simplificar pagamentos recorrentes, como assinaturas e mensalidades, tornando o processo menos burocrático.
    • Você poderá gerenciar pagamentos automáticos com mais facilidade, evitando falhas e melhorando a experiência financeira.
    • O Pix Automático deve impulsionar ainda mais o uso do Pix no Brasil, beneficiando milhões de usuários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Pix Automático no Open Finance está prestes a se tornar realidade! O Banco Central (BC) publicou as regras para os testes dessa nova modalidade de pagamento, marcando um passo importante para o lançamento oficial em 16 de junho. Essa novidade promete simplificar a vida dos usuários, oferecendo uma alternativa menos burocrática ao débito automático, especialmente para pagamentos recorrentes como assinaturas e mensalidades.

O principal objetivo desses testes é garantir que o Pix Automático, quando disponibilizado através do serviço de iniciação de pagamento no Open Finance, funcione da melhor forma possível. O BC quer evitar problemas técnicos, como falhas nos pagamentos ou dificuldades na experiência do cliente.

Quem participa dos testes do Pix Automático no Open Finance?

Nesta fase de testes, o BC definiu alguns critérios para os participantes:

  • Usuários pagadores: Funcionários e prestadores de serviço das instituições participantes, servidores do Banco Central do Brasil e a equipe da Estrutura de Governança do Open Finance responsável pelos testes.
  • Usuários recebedores: Empresas que não possuem ou não terão contrato de prestação de serviço de pagamento com a instituição que participa dos testes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todas as instituições iniciadoras de transação de pagamento (ITPs) que cumprirem os requisitos e prazos estabelecidos pela Estrutura de Governança do Open Finance serão admitidas nos testes. Aliás, você sabia que a Microsoft interrompeu as vendas do Surface Pro 11 e Laptop 7 para lançar modelos mais baratos?

O que será testado?

Os testes do Pix Automático no Open Finance vão abranger diversos aspectos, incluindo:

Leia também:

  • A liquidação dos pagamentos recorrentes.
  • As tentativas de liquidação em casos de falha no pagamento.
  • O uso dos limites de valor para as transações Pix já existentes, que não são os limites específicos para o Pix Automático.

É fundamental testar a experiência do cliente nas ITPs participantes e nas principais instituições financeiras, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Serão priorizados os conglomerados e sistemas cooperativos responsáveis por 95% das transações de pagamento bem-sucedidas no Open Finance em 2025.

O BC determinou que os testes não podem ser usados para verificar a aderência da jornada do cliente nas instituições financeiras em relação a aspectos como o ambiente de gestão e o envio de notificações específicas do Pix Automático.

Expectativas para o Pix Automático

O Pix Automático surge como uma alternativa mais moderna e prática para pagamentos recorrentes. Ele promete ser mais fácil de gerenciar para os usuários e uma opção interessante para serviços digitais, como assinaturas de plataformas de streaming e mensalidades de diversos serviços. Caso queira saber mais, confira como o Open Gateway e RCS serão temas de destaque no MobiXD 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o lançamento previsto para junho, a expectativa é que o Pix Automático impulsione ainda mais o uso do Pix no Brasil, facilitando a vida de quem precisa fazer pagamentos frequentes. E por falar em tecnologia financeira, investidores estão lucrando com a compra antecipada de criptomoedas, sabia?

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

Via Mobile Time

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.