A espaçonave Blue Ghost, da Firefly Aerospace, enviou um incrível Vídeo da Terra de Blue Ghost. Lançada em 15 de janeiro, de Cabo Canaveral, na Flórida, a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9, a nave está orbitando a Terra antes de sua viagem à Lua.
Vídeo da Terra de Blue Ghost: imagens impressionantes
Imagens deslumbrantes do nosso planeta foram transmitidas pela Blue Ghost nas últimas semanas. Um vídeo, compartilhado na segunda-feira nas redes sociais, mostra a Terra de uma perspectiva única. A Firefly Aerospace anunciou que a nave está em ótima posição para a injeção translunar, prevista para ocorrer em menos de uma semana.
Segundo a publicação da Firefly, a Blue Ghost se prepara para sua jornada lunar. A missão prevê 16 dias em órbita lunar, seguida por uma tentativa de pouso em 2 de março. A missão completa deve durar cerca de 60 dias, incluindo 45 dias de viagem e 14 dias de operações na superfície lunar.
A Blue Ghost Mission 1 faz parte do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS) da NASA. O objetivo é entregar 10 investigações científicas e demonstrações tecnológicas para apoiar a exploração humana da Lua, no âmbito do programa Artemis.
O módulo de pouso Blue Ghost, com cerca de 2 metros de altura e 3,5 metros de largura, pousará perto de uma formação vulcânica chamada Mons Latreille, em Mare Crisium. A missão transportará 94 kg de carga para a superfície lunar.
Leia também:
Objetivos científicos da missão
Entre os objetivos científicos estão a análise das propriedades do regolito lunar, a investigação das interações entre o vento solar e o campo magnético da Terra, a avaliação de capacidades de sistemas globais de navegação por satélite (GNSS) a longas distâncias e a avaliação de computação tolerante à radiação.
Em declarações após a partida da Blue Ghost, a administradora adjunta da NASA, Pam Melroy, destacou a missão como um passo importante para estabelecer uma presença humana sustentável na Lua, Marte e além. Cada instrumento científico e demonstração tecnológica aproxima a NASA de sua visão de exploração espacial.
É importante lembrar que alcançar a Lua não é tarefa fácil. No ano passado, o módulo lunar americano Peregrine sofreu uma falha catastrófica durante sua viagem, e a missão japonesa HAKUTO-R Mission 1 falhou momentos antes do pouso. Esta é a primeira tentativa da Firefly Aerospace de pousar na Lua.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via Digital Trends