Bradesco implementa biometria facial em transferências Pix suspeitas para aumentar segurança

Biometria facial Bradesco Pix: maior segurança para suas transações. Saiba como essa tecnologia combate fraudes e protege seu dinheiro. Confira!
Atualizado há 3 horas
Biometria facial Bradesco Pix

Outros destaques

itau unibanco Kanastra
Pagamento no X
Trump Media Fintech investimento
X Money lançamento 2025
Drex inclusão financeira

Para aumentar a segurança nas transações, o Bradesco anunciou que vai usar Biometria facial Bradesco Pix em transferências suspeitas. A novidade chega primeiro para pessoas jurídicas (PJ) que usam o app Net Empresa, e depois será estendida para todos os clientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A tecnologia usa algoritmos de inteligência artificial para analisar o comportamento do usuário. Se algo parecer diferente do padrão, a biometria facial é acionada para confirmar a identidade de quem está fazendo o Pix. Isso vale para valores, horários e outros fatores que podem indicar uma possível fraude.

Biometria facial Bradesco Pix: Mais segurança para todos

A medida é parecida com a que já existe em outros bancos. A ideia é reduzir as chances de golpes, garantindo que só o dono da conta faça a transferência. É uma proteção extra, por exemplo, se o celular for roubado ou perdido.

Para pessoa física, a biometria facial para Pix deve chegar em março pelo app do banco. É importante lembrar que a função só aparece em casos suspeitos, não em todas as transferências. O Bradesco também está investindo em outras ferramentas de segurança, como a biometria comportamental, que identifica padrões de uso no app e pode pedir verificação extra em outras funções.

Outras medidas de segurança

Além da biometria, a assistente virtual BIA também ajuda na segurança. Se o sistema detectar uma transação de Pix fora do comum, a BIA entra em contato com o cliente pelo WhatsApp cadastrado para confirmar a operação. É mais uma camada de proteção contra fraudes, especialmente com dados roubados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Com essas medidas, o Bradesco reforça o compromisso com a segurança dos clientes, buscando novas formas de combater fraudes no Pix e em outras transações. A biometria facial é mais uma ferramenta nesse sentido, adicionando uma camada extra de proteção para os usuários.

As novas tecnologias de segurança, como a biometria, são importantes para proteger os usuários de fraudes financeiras. O Bradesco informou que a biometria facial no Pix estará disponível para pessoas físicas a partir de março de 2025. A função será acionada apenas em transferências suspeitas, analisadas por algoritmos de inteligência artificial. O objetivo é evitar transferências indevidas em casos de roubo, furto ou perda do aparelho. O sistema de biometria facial para o Pix é semelhante ao de outros bancos.

O Bradesco também anunciou outras medidas de segurança, como a biometria comportamental. Essa tecnologia monitora o comportamento do usuário no aplicativo e solicita verificações adicionais em caso de atividades suspeitas. Além disso, a assistente virtual BIA entra em contato com o cliente via WhatsApp caso detecte alguma transação atípica no Pix. A BIA confirma se a transferência realmente está sendo feita pelo titular da conta. Essa verificação adicional por mensagem visa proteger os clientes de fraudadores que utilizam dados roubados para realizar transferências indevidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via TecMundo

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.