Os dispositivos móveis da Apple sempre foram sinônimos de tecnologia e desempenho no mercado tecnológico, mas ainda há muitas discussões sobre o uso de conexões próprias que Apple vem utilizando nos últimos anos. Entretanto, o USB-C no iPhone pode ser o novo padrão, pois, até mesmo no Brasil a Apple deve ser obrigada a usar a entrada.
- Apple anuncia novo MacBook Air com chip M2 e MagSafe
- iPhone 14 deve voltar com nome Plus depois de 5 anos desaparecido
Brasil considera exigir que Apple use entrada USB-C no iPhone
A União Europeia fora a primeira a obrigar que Apple utilizasse o padrão USB-C no iPhone, e em seus futuros dispositivos. Devido a isso, até onde sabemos, pode estar acontecendo o mesmo nos Estados Unidos. Essa alteração pode ter um grande impacto sobre o material eletrônico descartado, já que possuir uma mesma entrada que todos os outros dispositivos diminuirão a quantidade de carregadores necessários.
Devido a essas discussões internacionais, o Brasil parece interessado em adotar essa mesma obrigatoriedade sobre os produtos da Apple, mas o que tudo indica é que apenas os iPhones da marca serão os obrigatórios de imediato.
Essa notícia se desenrolou graças a consulta pública realizada pela Anatel, nossa agência reguladora brasileira, que levou em consideração as mesma pautas levantadas na União Europeia quanto ao uso desnecessário de uma entrada exclusiva de dispositivos Apple.
- M4 Pro Chip Benchmark Results: Performance Exceeds Expectations
- Macs M4 da Apple não têm suporte ao Wi-Fi 7
- iPhone 16 Plus vs Pro Max: Qual iPhone Grande é Melhor?
Mas no próprio texto, ele especifica que a obrigatoriedade valeria apenas para dispositivos que precisam ser carregados através de um cabo, sendo engradado todos os dispositivos com essa característica dos produtos Apple. Ainda assim, apenas dispositivos sem fio, estariam nas normas já estabelecidas no mercado brasileiro.
Outra informação relevante sobre essa consulta pública da Anatel, levantou a necessidade que os protocolos de carregadores fossem atualizados. Desse modo, as fabricantes terão de indicar para os consumidores a potência do carregador além de outras informações técnicas vigentes para cada dispositivo.
Não necessariamente essa consulta pública está direcionada a marca Apple, mas ela pode ser a principal afetada por ainda utilizar uma entrada exclusiva em seus dispositivos móveis. Todos os outros dispositivos que são vendidos no Brasil também sofrerão com as mudanças, se o novo protocolo entrar em vigor.
Atualmente a Apple utiliza a sua entrada padrão da interface Lightning em seus aparelhos eletrônicos. Mas, todos os outros produtos Apple já possuem uma conexão USB-C para transferência de dados e recarrega da bateria, como os iPads e Macbooks da marca.
Ao que tudo indica, a marca deveria ser obrigada a utilizar o novo padrão a partir de 1° de julho de 2024, quando o futuro iPhone 16 nos for apresentado. Mas, parece que as decisões na União Europeia tenha alterado os planos da Apple, que agora pretende laçar o USB-C no iPhone um pouco mais cedo.
Vamos aguardar para ver o qual será a decisão da Anatel sobre o USB-C no iPhone e quais outros dispositivos terão de utilizar o novo padrão em dispositivos móveis.