A BT acaba de assinar um novo acordo com a Ericsson, que fará com que a primeira use antenas de rádio 5G, estações base e outros equipamentos da segunda para atualizar sua rede móvel.
A mudança da empresa fará com que ela substitua a Huawei e não dependerá exclusivamente da Nokia para seus outros equipamentos de rede de acesso de rádio (Ran). Isso também acontece depois que o governo impôs a proibição de empresas chinesas na infraestrutura 5G do país, de acordo com uma reportagem da BBC. Para quem não sabe, as operadoras de telecomunicações do Reino Unido são obrigadas a substituir qualquer equipamento principal da Huawei, ou em outras palavras, qualquer componente chinês usado nas partes mais sensíveis de sua rede.
Isso inclui a rota de dados e chamadas de voz por meio de vários dispositivos em servidores de computador. Todos esses equipamentos 5G da Huawei também serão descontinuados dentro do país até 2027. A gigante chinesa da tecnologia afirmou que essa proibição poderia gerar milhares de empregos e bilhões de libras em benefícios econômicos para o governo do Reino Unido e até mesmo atrasar o lançamento da rede 5G .
Portanto, o último anúncio da BT ainda estava dentro das expectativas, já que as operadoras geralmente empregam dois fabricantes de equipamentos Ran, o que lhes permite manter o serviço se um problema for desenvolvido nos sistemas de outro provedor. Isso também permite que as operadoras de telecomunicações economizem em eficiência por não precisarem instalar e manter uma ampla variedade de produtos.