▲
- O candidato à presidência sul-coreana, Kim Moon-soo, propõe que o fundo de pensões nacional invista em Bitcoin.
- Esta proposta visa impulsionar o mercado de criptomoedas no país e trazer mais estabilidade.
- A ideia gera debates sobre a regulamentação e os impactos financeiros para jovens investidores.
- Kim se compromete a institucionalizar o mercado cripto se for eleito, o que pode mudar a dinâmica do setor.
A eleição presidencial sul-coreana está se preparando para mais um capítulo com o Bitcoin como tema central. O Partido do Poder Popular, que está no poder, indicou o ex-ministro do Trabalho, Kim Moon-soo, como candidato para a eleição que ocorrerá em 3 de junho.
De acordo com o veículo de mídia sul-coreano Digital Daily, cerca de 16,3 milhões de sul-coreanos já possuem ou possuíram cryptoassets. Os dados se baseiam no número de carteiras de criptomoedas e contas bancárias vinculadas nas cinco crypto exchanges de negociação fiduciária do país, até o final de fevereiro deste ano.
A mídia também notou que o mundo político sul-coreano está se dedicando a fazer promessas sobre como impulsionar o crescimento do mercado de criptomoedas.
Eleição Presidencial Sul-Coreana e as Criptomoedas
No final de abril, Kim Moon-soo causou um grande debate na comunidade cripto. O candidato declarou que permitiria que agências governamentais, como o Serviço Nacional de Pensões (NPS) e a Corporação de Investimento da Coreia (KIC), investissem em ativos virtuais.
O NPS é o terceiro maior fundo de pensão do mundo, enquanto a KIC é o fundo soberano do país. Segundo a mídia, se o NPS e a KIC começassem a investir diretamente em BTC e outros cryptoassets, a medida melhoraria a reputação do mercado de criptomoedas.
Leia também:
Em 27 de abril, Kim Moon-soo afirmou: “Considerando as mudanças no ambiente econômico doméstico e internacional, não podemos mais negar a existência de ativos virtuais”. O ex-ministro do Trabalho também disse que fomentaria a importante indústria cripto doméstica se vencesse as eleições em 3 de junho.
Durante a convenção do Partido do Poder Popular em KINTEX, Goyang, Kim Moon-soo declarou: “Muitos jovens ganham dinheiro com ativos virtuais, mas alguns perdem dinheiro em suas compras. Tentarei tornar o mercado mais estável, institucionalizando-o”.
Disputa acirrada e o interesse por criptomoedas
O PPP e seu maior rival, o Partido Democrático, também mencionaram a possível aprovação de ETFs (fundos negociados em bolsa) de Bitcoin. No final do mês passado, o PPP revelou sete políticas relacionadas a criptomoedas antes da votação de 3 de junho. O partido pretende eliminar as regras bancárias restritivas para as crypto exchanges.
Além disso, prometeu acelerar o processo de permitir que empresas comprem BTC e outras criptomoedas com seus balanços patrimoniais. O Partido Democrático também revelou suas próprias políticas sobre criptomoedas, e alguns membros importantes afirmam que querem estabelecer uma reserva estratégica nacional de criptomoedas.
Ambos os partidos afirmaram que institucionalizarão criptomoedas e security tokens se forem eleitos. O candidato do Partido Democrático, Lee Jae-myung, tem se manifestado pouco sobre questões relacionadas a criptomoedas na campanha para a eleição de junho.
Outros membros do Partido Democrático, incluindo muitos próximos a Lee Jae-myung, falaram publicamente sobre planos de lançar um novo regulador de criptomoedas e permitir que empresas domésticas emitam stablecoins.
Internautas sul-coreanos do mercado de criptomoedas reagiram às promessas com cautela e otimismo. A mídia escreveu que o setor ficou muito animado com o apoio unânime dos partidos a políticas favoráveis ao mercado. Para ficar por dentro das novidades do mundo da tecnologia, não deixe de conferir notícias sobre a Bett Brasil 2025: Inovação e Tecnologia para a Educação em SP comece nesta segunda.
Alguns podem se lembrar que os candidatos fizeram promessas semelhantes nas eleições de 2022 e 2024. No entanto, após as votações, apenas uma pequena parte dessas promessas se transformou em leis.
Um funcionário anônimo de uma grande crypto exchange doméstica declarou: “Os planos de institucionalização têm sido uma grande decepção para o setor até agora. Nesse sentido, as promessas dos candidatos são um sinal muito positivo. No entanto, teremos que esperar para ver se essas promessas serão realmente colocadas em prática após a eleição”.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via Cryptonews