Celulares Android om chips Qualcomm irão enviar mensagens via Satélite

Atualizado há 2 anos
Celulares Android om chips Qualcomm irão enviar mensagens via Satélite 1

Outros destaques

A palavra-chave com base no artigo é: "Telescópio James Webb"
substituição da estação espacial
palavra chave: "rede de satélite"
astronautas ISS 2024
Recorde SpaceX.

Quando a Apple anunciou o iPhone 14, uma das novidades foi a possibilidade do celular enviar mensagens de SOS via satélite. Mas a Qualcomm foi além e anunciou na CES 2023 seu novo chip que será capaz de enviar qualquer mensagem usando satélite através da rede Iridium. A solução já pode está embutida no processador Snapdragon 8 Gen 2, inclusive o Galaxy S23 deverá estrear a funcionalidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Qualcomm explicou em nota para a imprensa, a empresa explica que a solução vai utilizar o seu modem para se conectar à rede de satélites de órbita terrestre baixa (LEO) da Iridium. A rede tem cobertura em todo planeta, tornando-se assim um excelente meio de comunicação. Porém, a empresa destaca que só funcionará em locais abertos.

Celulares Android om chips Qualcomm irão enviar mensagens via Satélite 2

O acesso à rede acontecerá via banda L, que é citada como “resistente às intempéries”, ao contrário das bandas Ka e Ku.

Mas calma, para usar o Snapdragon Satellite, o celular precisa ter nesse momento o processador Snapdragon 8 Gen 2. Mas a Qualcomm também irá liberar o recurso para outros dos seus chips, só não sabemos quais e quando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Como a Qualcomm equipa diversos tipos de gadgets e até carros com seus chips, naturalmente a tecnologia irá chegar para eles.

A Qualcomm avisou que isso acontecerá no futuro: computadores, carros, tablets e etc, tudo que se conecta a internet poderá usar a funcionalidade.

“O Snapdragon Satellite está planejado para suportar Redes Não-Terrestres 5G (NTN), à medida que a infraestrutura de satélites e constelações NTN se tornam disponíveis”, informaram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A previsão é de que a novidade só dê as caras nos smartphones em “regiões selecionadas” a partir do segundo semestre de 2023.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.