Celulares Android om chips Qualcomm irão enviar mensagens via Satélite

Avatar de André Luiz
06/01/2023 às 15:26 | Atualizado há 1 ano
Celulares Android om chips Qualcomm irão enviar mensagens via Satélite 1

Quando a Apple anunciou o iPhone 14, uma das novidades foi a possibilidade do celular enviar mensagens de SOS via satélite. Mas a Qualcomm foi além e anunciou na CES 2023 seu novo chip que será capaz de enviar qualquer mensagem usando satélite através da rede Iridium. A solução já pode está embutida no processador Snapdragon 8 Gen 2, inclusive o Galaxy S23 deverá estrear a funcionalidade.

A Qualcomm explicou em nota para a imprensa, a empresa explica que a solução vai utilizar o seu modem para se conectar à rede de satélites de órbita terrestre baixa (LEO) da Iridium. A rede tem cobertura em todo planeta, tornando-se assim um excelente meio de comunicação. Porém, a empresa destaca que só funcionará em locais abertos.

Celulares Android om chips Qualcomm irão enviar mensagens via Satélite 3

O acesso à rede acontecerá via banda L, que é citada como “resistente às intempéries”, ao contrário das bandas Ka e Ku.

Mas calma, para usar o Snapdragon Satellite, o celular precisa ter nesse momento o processador Snapdragon 8 Gen 2. Mas a Qualcomm também irá liberar o recurso para outros dos seus chips, só não sabemos quais e quando.

Como a Qualcomm equipa diversos tipos de gadgets e até carros com seus chips, naturalmente a tecnologia irá chegar para eles.

A Qualcomm avisou que isso acontecerá no futuro: computadores, carros, tablets e etc, tudo que se conecta a internet poderá usar a funcionalidade.

“O Snapdragon Satellite está planejado para suportar Redes Não-Terrestres 5G (NTN), à medida que a infraestrutura de satélites e constelações NTN se tornam disponíveis”, informaram.

A previsão é de que a novidade só dê as caras nos smartphones em “regiões selecionadas” a partir do segundo semestre de 2023.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ