No mercado mobile muitas vezes não basta ter bons produtos, as marcas precisam fazer dinheiro. Assim como aconteceu com a LG, que anos atrás abandonou o mercado de celulares, agora outra gigante asiática se prepara para fazer o mesmo: a Asus. Um novo relatório indica que a empresa pretende parar de fabricar smartphones da sua principal linha Zenfone. Ao que tudo indica, o recente Zenfone 10 será o último.
Segundo um relatório do site Technews Taiwan, a ASUS está realizando uma reestruturação interna e, como parte do processo, alguns departamentos foram reduzidos. Uma das vítimas infelizes dessa reestruturação interna é a divisão Zenfone, que, dizem, foi fechada. Os funcionários que trabalhavam nesta divisão foram absorvidos pela equipe do ROG Phone e outras partes do negócio.
O relatório afirma ainda que o Zenfone 10 será o último telefone da série Zenfone. Uma vez que a equipe não existe mais, é improvável que haja um sucessor para este telefone.
O relatório segue outros incidentes relacionados ao Zenfone. No início do mês, a ASUS deixou de permitir desbloqueios de bootloader para proprietários de Zenfone. A empresa alegou que não está encerrando a possibilidade de desbloqueio, apenas que a ferramenta está atualmente indisponível.
- ASUS lança ROG Phone 9 com Snapdragon 8 Elite e tela de 185Hz
- Laptop Asus Zenbook S 14: primeiro com Intel Core Ultra de 2ª geração no Brasil
- Zenfone 11 Ultra Chega ao Brasil: Desempenho Premium e Inovação em Smartphone
Algumas semanas atrás, membros da comunidade também perceberam que a ASUS havia removido firmwares mais antigos do Zenfone do seu site. Moderadores da comunidade responderam que a ASUS não fornece mais versões anteriores de firmware ou pacotes de downgrade para garantir que os usuários permaneçam com firmware atualizado.
Ambos esses incidentes não apontam diretamente para o encerramento da divisão Zenfone. Mas eles adicionam o valor da retrospectiva ao relatório, e não podemos deixar de nos perguntar se os sinais estavam evidentes o tempo todo.
Entramos em contato com a ASUS para confirmar o relatório e obter o posicionamento deles sobre o assunto. Atualizaremos este artigo assim que recebermos uma resposta.
Se for verdade, a perda da linha Zenfone será um grande golpe para o ecossistema de smartphones. Embora ainda possamos esperar ver mais telefones com a marca ROG, a linha Zenfone fará muita falta por trazer a experiência pura do Android para os amantes de smartphones compactos.
Os consumidores se beneficiam de mais opções, mas essas saídas significam que estamos caminhando para um duopólio entediante. A ASUS poderia lançar um smartphone de jogos menor sob a marca ROG Phone, mas estaria atendendo a um mercado de nicho dentro de um mercado de nicho, e não devemos esperar por isso com grande expectativa.