Fim dos SaaS: CEO da Microsoft diz que agentes de IA irão substituir

Satya Nadella revela como agentes de IA mudarão a interação com softwares.
Atualizado há 7 horas
Fim dos SaaS: CEO da Microsoft diz que agentes de IA irão substituir 1
Resumo da notícia
    • Satya Nadella, CEO da Microsoft, prevê que agentes de IA podem substituir o modelo tradicional de SaaS.
    • Essa transformação promete revolucionar a forma como você interage com programas como Excel e Word.
    • A mudança pode resultar na obsolescência de algumas funções tradicionais, aumentando a produtividade nas empresas.
    • A Microsoft investe bilhões no assistente de IA Copilot, buscando automatizar tarefas através de assinaturas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agentes de IA podem substituir o modelo tradicional de software como serviço (SaaS) nos próximos anos. A previsão foi feita por Satya Nadella, CEO da Microsoft, em entrevista ao podcast Bg2 Pod. Segundo ele, a tecnologia deve transformar radicalmente a forma como interagimos com programas como Excel, Word e sistemas de gestão.

O fim dos aplicativos como conhecemos?

Nadella afirmou que a Microsoft buscará ativamente o “colapso” do modelo atual de aplicativos empresariais. “Por que precisaríamos do Excel? A própria noção de que aplicativos existem provavelmente desaparecerá na era dos agentes”, declarou o executivo. A declaração reforça a aposta da empresa em seu assistente de IA Copilot.

A integração entre o Copilot e ferramentas como Excel e Python já permite que a IA atue como analista de dados. Em vez de operar manualmente o software, o usuário fornece os dados e um prompt – a inteligência artificial processa as informações e gera relatórios completos com gráficos e análises.

CEO of Microsoft Satya Nadella: We are going to go pretty aggressively and try and collapse it all. Hey, why do I need Excel? I think the very notion that applications even exist, that's probably where they'll all collapse, right? In the Agent era. RIP to all software related jobs.
byu/Just-Grocery-2229 inagi

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Microsoft prepara transição

A mudança não significa o fim dos programas da suíte Microsoft 365, uma das principais fontes de receita da empresa. A estratégia é substituir o acesso direto aos aplicativos por assinaturas do Copilot, que executaria as tarefas automaticamente. A empresa já investiu bilhões no desenvolvimento dessa tecnologia.

Um ponto destacado por Nadella é que os agentes de IA serão capazes de operar sozinhos os softwares necessários para cada tarefa empresarial. Essa abordagem pode revolucionar setores que dependem de sistemas complexos como ERPs e ferramentas de análise de dados.

Implicações para o mercado

A visão apresentada pelo CEO da Microsoft levanta questões sobre o futuro do trabalho e da indústria de software. Com a automação de tarefas por agentes de IA, algumas funções tradicionais podem se tornar obsoletas. Ao mesmo tempo, a tecnologia promete aumentar significativamente a produtividade nas empresas.

A tendência também reforça a importância do desenvolvimento de soluções de IA local, como apontado em discussões no Reddit. Sem alternativas acessíveis, usuários e empresas podem ficar dependentes dos serviços oferecidos por grandes companhias como Microsoft, Google e OpenAI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.