Embora esteja um pouco atrasado em relação ao cronograma normal, a Microsoft lançou outra versão do Windows 10 para Insiders no canal Dev, anteriormente conhecido como Fast ring. Esta semana, estamos obtendo a versão 22101, que na verdade inclui alguns novos recursos, e inclui apenas algumas mudanças notáveis, como melhorias no WSL e no aplicativo Configurações.
É claro que, além dessas mudanças maiores, há também o conjunto usual de correções, melhorias e problemas conhecidos. Você deve estar ciente disso antes de atualizar, pois podem incluir alguns problemas que afetam sua usabilidade. Antes disso, porém, aqui está o que foi corrigido nesta versão:
- Corrigido um problema em que determinados aplicativos de 32 bits executados em um sistema operacional de 64 bits não eram promovidos adequadamente para a GPU discreta para configurações híbridas.
- Corrigimos um problema que poderia resultar em blocos do menu Iniciar continuando a exibir uma barra de progresso de “atualização do aplicativo em andamento” depois que um aplicativo já tivesse concluído a atualização.
- Corrigimos um problema que poderia fazer com que alguns dos ícones do aplicativo em Iniciar parecessem inesperadamente pequenos.
- Corrigimos um problema em dispositivos ARM64 que resultava em travamento do Start na próxima vez em que fosse aberto após iniciar certos aplicativos e, em seguida, fechá-los.
- Corrigimos um problema que poderia resultar no travamento da tela de bloqueio.
- Corrigimos um problema que poderia resultar no travamento de ShellExperienceHost.exe.
- Corrigimos um problema em que as imagens do herói não apareciam nas notificações (por exemplo, ao fazer uma captura de tela usando WIN + Shift + S).
- Corrigimos um problema dos últimos voos que poderia fazer com que a atualização do Windows travasse durante o download.
E quanto aos problemas conhecidos na versão 22101, ainda há uma lista bastante longa deles, incluindo uma que pode fazer com que o processo de atualização ocorra por algum tempo:
- Estamos analisando relatórios do processo de atualização interrompido por longos períodos de tempo ao tentar instalar uma nova compilação.
- Estamos trabalhando em uma correção para habilitar a visualização ao vivo para guias de site fixadas.
- Estamos trabalhando para habilitar a nova experiência da barra de tarefas para sites fixados existentes. Enquanto isso, você pode liberar o site da barra de tarefas, removê-lo da página edge: // apps e, em seguida, fixar novamente o site.
- Estamos investigando relatos de alguns aplicativos do Office travando ou faltando após a atualização para uma nova compilação.
- Estamos trabalhando na correção de um problema que resulta em travamento das configurações de alguns internos ao abrir Gerenciar discos e volumes.
- Estamos trabalhando em uma correção para o kernel Linux não ser instalado ao usar o comando `wsl –install` no subsistema Windows para Linux. Para uma solução alternativa imediata, execute `wsl –update` para obter a última versão do kernel.
- Estamos investigando um problema que afeta o subsistema do Windows para distros Linux 2, onde os usuários podem receber o erro: “Falha na chamada de procedimento remoto” na inicialização.
- Estamos trabalhando em um problema em que, em um pequeno subconjunto de dispositivos, o menu Iniciar não reflete quando uma atualização está com reinicialização pendente e reinicializações programadas são canceladas. Para instalar a próxima atualização, você precisará atualizar e reiniciar por meio da página de configurações do Windows Update, ícone da área de notificação (bandeja do sistema) ou notificação de reinicialização.
- Estamos investigando um bug em que o adaptador vEthernet no subsistema do Windows para distros Linux 2 é desconectado após um período de uso. Para detalhes completos, siga este tópico do Github
- Estamos trabalhando em uma correção para ver erros genéricos ao usar `wsl –install` no subsistema Windows para Linux
A Microsoft continua testando o Windows 10 com Insiders no canal Dev, e os recursos e mudanças nessas compilações não têm uma data específica para quando estarão disponíveis. De acordo com relatórios recentes, pode demorar mais de um ano até que o Windows 10 receba uma atualização de recurso importante.