A China está pedindo ao governo sueco que reverta sua decisão de banir a Huawei e a ZTE de sua rede 5G. As duas empresas chinesas são conhecidas fornecedoras de equipamentos de telecomunicações e a China pediu à Suécia para reverter a decisão ou enfrentar “impactos negativos” em suas próprias empresas.
De acordo com um relatório da Reuters, Zhao Lijian, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, afirmou que “a China expressa forte insatisfação com a Suécia”. Para quem não sabe, a Autoridade Sueca de Correios e Telecomunicações (PTS) proibiu a Huawei e a ZTE de sua rede 5G no início desta semana, pouco antes do governo local leiloar seu espectro 5G para várias operadoras de telecomunicações.
Zhao acrescentou ainda que “a Suécia deve manter uma atitude objetiva e justa, e corrigir sua decisão errada, para evitar causar um impacto negativo na cooperação econômica e comercial China-Suécia e nas operações das empresas suecas na China”. A razão por trás da proibição são as preocupações com a segurança nacional, com a PTS seguindo os conselhos das forças armadas e do serviço de segurança do país que rotularam os gigantes chineses da tecnologia como uma das maiores ameaças contra a Suécia ”.
Isso marca a tendência recente de vários governos europeus de banir operadoras chinesas e fabricantes de equipamentos de comunicação de telecomunicações, como Huawei e ZTE, de sua infraestrutura 5G. Também chega em meio às várias pressões que as empresas enfrentam do governo dos Estados Unidos, que acusa essas marcas de espionagem. Uma alegação que a Huawei negou em várias acusações.