Este minúsculo chip de IA destrói rival do Google em uma métrica crucial

Novo chip de inteligência artificial tem a vantagem de não depender das nuvens para operar, economizando assim energia.
Avatar de André Luiz
28/08/2020 às 11:15 | Atualizado há 4 anos
Este minúsculo chip de IA destrói rival do Google em uma métrica crucial 1

Kneron, uma startup da Califórnia, apresentou sua nova unidade de processamento neural (NPU) para aplicações de IA de ponta.

O KL720 NPU promete habilitar aplicativos sofisticados com IA que não usam a nuvem, de modo que o chip tem mais potência de computação a bordo do que os concorrentes e consome menos energia.

Hoje, existem inúmeras plataformas de IA habilitadas para nuvem, como Siri da Apple e Alexa da Amazon, que enviam dados para centros de dados para processamento e interpretação. Enviar dados para a nuvem leva tempo e energia – para não mencionar questões de privacidade e segurança – mas o processamento e interpretação de dados localmente nem sempre é possível devido às limitações de desempenho e energia.

O KL720 da Kneron promete oferecer desempenho suficiente na borda da rede para permitir o processamento e a interpretação locais.

IA no limite

O Kneron KL720 é um pequeno SoC que contém um NPU de 700 MHz, acompanhado por um DSP de cadência de 500 MHz que atua como um coprocessador e um núcleo Arm Cortex-M4 de 400 MHz para controle do sistema.

O SoC possui 128 MB de RAM LPDDR4 e oferece suporte a interfaces, incluindo MIPI-CSI-2, USB, SPI, SDIO e UART, entre outros. O chip virá em um fator de forma de 9×9 mm (modo companheiro) ou 11×11 mm (modo host), dependendo da aplicação de destino.

O KL720 da Kneron pode processar imagens com resolução de até 4K e vídeos com resolução de até 2K – e o chip também suporta processamento de linguagem natural completo.

Kneron diz que o KL720 AI oferece desempenho de cerca de 1,5 TOPS a 1,2 W (consumo médio de energia). Em contraste, a solução Coral Edge AI do Google oferece 4TOPS a 2W.

Enquanto isso, Kneron afirma que o KL720 é quatro vezes mais eficiente do que a vantagem Coral do Google no benchmark MobileNetV2, possivelmente devido à excelência do software da empresa.

Este minúsculo chip de IA destrói rival do Google em uma métrica crucial 3

A empresa também diz que um drone DJI alimentado por chips Movidius da Intel dobraria sua vida útil da bateria se mudado para o KL720.

“KL720 combina potência com eficiência energética incomparável e algoritmos de IA líderes da indústria da Kneron para permitir uma nova era para dispositivos inteligentes”, disse Albert Liu, fundador e CEO da Kneron.

“Seu baixo custo permite que ainda mais dispositivos aproveitem os benefícios da IA ​​de ponta, protegendo a privacidade do usuário em uma extensão que os concorrentes não podem igualar. Combinado com nosso KL520 existente, temos o orgulho de oferecer o conjunto mais abrangente de chips de IA e software para dispositivos do mercado. ”

O KL720 da Kneron começará a amostragem em breve, então espere que ele ligue os dispositivos reais no próximo ano.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ