Ícone do site Tekimobile

Chrome OS poderá rodar aplicativos do Windows em breve

Image: Parallels

O Chrome OS foi lançado inicialmente em 2011, mas nunca pareceu um verdadeiro rival do Windows ou do macOS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso se deve em parte à sua simplicidade – o Chrome OS é um sistema operacional pioneiro na web, projetado para tirar proveito de todo o conjunto de aplicativos do Google. Ele nunca foi projetado para edição de vídeo ou jogos exigentes, especialmente quando a maioria dos dispositivos é acessível no final do mercado.

Embora seja uma estratégia admirável, pode ser difícil de vender para pessoas que vêm do Windows ou do macOS. Pelo que você está ganhando em simplicidade, sempre parece que você está desistindo de muito em relação ao suporte do aplicativo.

Quer usar o Slack ou o Microsoft Teams para trabalhar? A versão web é provavelmente sua melhor aposta. Quer assistir Sky Sports? Você não pode, já que a Sky só faz aplicativos de desktop para Windows e Mac. Quer usar sua assinatura da Adobe Creative Cloud? Nenhum dos aplicativos é compatível. Mesmo ter um pacote básico dos aplicativos de desktop mais populares faria uma enorme diferença na experiência geral e aumentaria a probabilidade de que mais pessoas fizessem a mudança.

É por isso que as notícias de que os aplicativos do Windows agora podem ser executados em Chromebooks são tão encorajadoras. Conforme relata o The Verge, os usuários do Chrome Enterprise agora poderão usar uma máquina virtual para usar todos os seus softwares Windows favoritos no Chrome OS. É uma parceria entre o Google e a empresa de software Parallels e foi projetado para permitir que os usuários empresariais gerenciem tudo em um único dispositivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora os primeiros usuários digam que a experiência do usuário é um pouco complicada, isso certamente será resolvido com o tempo. Seu valor em um ambiente de negócios é claro, mas realmente espero que chegue aos consumidores em um futuro próximo. Ter toda a fluidez e simplicidade do Chrome OS, mas poder chamar o Windows 10 sempre que você precisar, é uma proposta atraente.

Atualmente, sua melhor aposta é baixar aplicativos da Google Play Store, mas nem todos os Chromebooks são compatíveis (veja a lista completa aqui) e o software raramente é otimizado para telas maiores.

Em sua forma atual, o Chrome OS parece ser semelhante ao novo spin-off do Windows 10 da Microsoft, conhecido como Windows 10X. Veja como os dois estão se moldando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte

Sair da versão mobile