Depois de vários rumores, o antes conhecido como “Google Sabrina” fo oficializado hoje: é simplesmente chamado Chromecast. Vamos chamar ele de Chromecast (2020). A grande novidade dele é o fato dele vir rodando a nova interface Google TV que também foi anunciada hoje e, agora, é independente do celular.
Leiam também: Google anuncia o Pixel 5 e o Pixel 4a, agora mais baratos
O dispositivo traz tudo aquilo que os “vazamentos” revelaram: controle remoto Bluetooth (independência do celular, yeah!), compatibilidade com o Google Assistente e traz o Google TV como sistema operacional. Esse último não é bem um sistema, mas sim uma interface usada sobre o Android TV.
Visualmente, ele mudou bastante também. Sai o design de discos das últimas gerações para um modelo meio oval. Ele continua com o cabo HDMI para ficar pendurado e um cabo USB-C para USB-A para alimentar o mesmo.
Leia também:
A novidade obviamente é seu controle remoto Bluetooth. Resumidamente, o Chromecast se transformou em uma TV Box, ponto.
Rodando o Android TV, ou Google TV caso prefira falar assim, ele traz tudo que qualquer TV Box com o sistema tem: suporte a aplicativos como Netflix, Hulu, Disney+, YouTube, Google Play Filmes, Amazon Prime Video e Spotify.
Já a ficha técnica inclui processador quad-core Amlogic S905X2 com GPU Mali-G31 MP2, 2 GB de RAM e 8 GB de armazenamento interno, além de conectividade Wi-Fi 802.11ac e Bluetooth 4.1. Esse hardware permite ao novo Chromecast reproduzir vídeos com resolução 4K, HDR e Dolby Vision.
Nos Estados Unidos, o Chromecast com Google TV entrou em pré-venda com preço oficial de US$ 49,99. E ele vem nas cores branco, azul e rosa.
No Brasil não há informações sobre sua chegada, mas provavelmente deve chegar. Principalmente para disputar mercado com o novo Fire TV Stick da Amazon e também do recém chegado Roku.