▲
- O iOS 26 inclui melhorias na visualização e no gerenciamento do consumo de bateria do iPhone.
- Você pode monitorar o uso detalhado da bateria por aplicativo e receber alertas sobre consumo elevado.
- As atualizações permitem que usuários controlem melhor a energia, estendendo a vida útil da bateria dos dispositivos.
- Novos modos de energia adaptativos ajustam automaticamente o desempenho para economizar bateria em uso intenso.
O iOS 26 chegou trazendo várias melhorias de bateria do iPhone, tornando mais simples descobrir quais aplicativos estão consumindo mais energia. Com essas atualizações, fica mais fácil entender o uso do seu aparelho e aplicar novas estratégias para estender a vida útil da bateria. A Apple adicionou ferramentas inteligentes para otimizar a experiência diária dos usuários.
Novidades no Design da Bateria
A Apple redesenhou a seção Bateria dentro do aplicativo Ajustes no iOS 26. Agora, o visual oferece uma visão mais aprofundada de como o uso do seu iPhone afeta a bateria e quanto cada aplicativo está consumindo. É uma mudança que ajuda a ter um controle maior.
Na parte superior da interface de bateria, você encontra um resumo do nível atual e o horário da última carga. Se o seu iPhone estiver carregando, o sistema também mostra o tempo restante até que a bateria esteja totalmente cheia. Isso traz mais clareza para o seu dia a dia.
A visualização de uso da bateria agora é semanal, comparando seu consumo atual com sua média típica. Ao invés de apenas 24 horas ou 10 dias, essa nova perspectiva ajuda a identificar padrões de gasto de energia em um período mais longo, facilitando a gestão.
Essa função de comparação indica se você está usando mais, o mesmo ou menos bateria do que o normal. Ela detalha quais aplicativos gastaram mais energia e a proporção desse aumento, deixando claro o que está diminuindo a carga. Você pode até optar por receber notificações se o uso estiver acima do padrão.
A seção de bateria dos aplicativos exibe informações específicas sobre a causa do consumo. Você descobre se um aplicativo ficou mais tempo em segundo plano, se esteve mais tempo na tela ou se enviou mais notificações do que o costume. Aplicativos que consomem muita bateria são destacados em laranja, chamando a atenção.
É possível navegar pelos últimos sete dias para verificar o uso diário da bateria, com detalhes sobre o tempo de uso ativo e de tela inativa. O sistema também informa quando você carregou o aparelho e por quanto tempo. Isso oferece um histórico completo de consumo.
A seção Saúde da Bateria continua presente, mostrando os ciclos de carga e a capacidade máxima do aparelho. A parte Limite de Carga também permanece, permitindo que você restrinja o carregamento a 80 por cento, um recurso útil para preservar a vida útil da bateria.
A Apple incluiu uma nova opção de Modo de Energia, onde você pode ativar o Modo de Pouca Energia tradicional ou o novo Adaptive Power Mode. Essa flexibilidade permite gerenciar a energia de acordo com suas necessidades, adaptando-se a diferentes situações de uso.
Modo de Energia Adaptativo e suas Notificações
O Adaptive Power Mode é uma nova configuração que trabalha junto com o Modo de Pouca Energia para o gerenciamento de energia. Sua função é fazer pequenos ajustes no desempenho do aparelho para prolongar a bateria em dias de uso mais intenso que o normal.
Nos dias em que você precisa que seu iPhone dure mais tempo, basta ativar o Adaptive Power Mode. A Apple explica que ele fará ajustes de forma inteligente, como diminuir o brilho da tela, permitir que certas atividades levem mais tempo para serem concluídas ou ativar automaticamente o Modo de Pouca Energia quando a bateria atingir 20%.
Por se tratar de um recurso que usa Apple Intelligence, o Adaptive Power Mode está disponível apenas para o iPhone 15 Pro ou modelos mais recentes. É uma funcionalidade que exige um hardware mais capaz.
O Adaptive Power Mode é um recurso de ativação opcional, encontrado na seção Bateria dos Ajustes. Se você o ligar, ele funcionará de maneira automática quando seu iPhone identificar um consumo de bateria acima do padrão, ajustando o desempenho silenciosamente.
Alertas do Modo de Energia Adaptativo
Existe a opção de ligar as Notificações de Energia Adaptativa. Com elas, você será avisado quando o iPhone detectar um uso mais elevado e ativar os recursos do Adaptive Power Mode. Se as notificações estiverem desligadas, o modo trabalha em segundo plano, sem te alertar.
Tempo de Carregamento
Agora, quando o seu iPhone estiver conectado ao carregador, você pode tocar na tela para ativá-la. O sistema mostrará uma leitura de quanto tempo falta para o aparelho estar totalmente carregado ou atingir o limite de carga que você definiu previamente.
Para usar a funcionalidade, conecte seu iPhone ao carregador, seja ele com fio ou sem fio. Com a tela desligada, basta tocar para acendê-la, e o tempo restante aparecerá acima do relógio, proporcionando uma informação rápida e útil.
Caso prefira, você também pode abrir o aplicativo Ajustes e ir até a seção Bateria para ver o tempo restante até uma carga completa. Essa opção oferece uma forma alternativa de verificar o progresso do carregamento do seu dispositivo.
Aviso do Modo de Pouca Energia na Dynamic Island
Quando o nível da sua bateria chegar a 20%, um alerta de bateria fraca será exibido na Dynamic Island. Ao tocar nesse aviso, você terá a opção de ativar o Modo de Pouca Energia rapidamente, ajudando a economizar a carga restante. Essa é uma forma mais dinâmica de interagir com o recurso.
A Dynamic Island se mostra cada vez mais integrada às informações importantes do sistema, oferecendo atalhos e avisos de forma mais intuitiva para o usuário. Essa atualização reforça sua utilidade.
Ícones Mais Descritivos
Se o carregamento estiver em espera por conta de configurações de otimização ou por motivos de temperatura, o ícone da bateria no canto superior direito do iPhone aparecerá na cor cinza, em vez de verde. Essa mudança visual indica claramente que o processo de carga está pausado.
Este é apenas um vislumbre das várias funcionalidades novas que o iOS 26 trouxe. A atualização inclui uma série de outros recursos que buscam aprimorar a experiência geral do usuário em seus dispositivos Apple, desde melhorias visuais até otimizações de sistema.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via MacRumors.com