Cloudflare Image Resizing adiciona suporte para imagens AVIF

Avatar de Redação
03/10/2020 às 12:46 | Atualizado há 4 anos
Cloudflare graphic showing image resizing

Cloudflare anunciou suporte para o formato de imagem AVIF em seu serviço de redimensionamento de imagem. De acordo com a empresa, o AVIF tem capacidade de compressão significativamente melhor quando comparado aos formatos mais antigos, como WebP e JPEG. Do jeito que as coisas estão, apenas Chrome 85+ e Opera 71+ pode usar o novo formato de imagem, mas o suporte foi parcialmente adicionado ao Firefox, mas não é ativado por padrão.

Ao adicionar suporte para AVIF, Cloudflare ajudará a economizar largura de banda e fazer as páginas da Web carregarem mais rápido. Ele afirma que o AVIF pode reduzir as imagens pela metade do tamanho do JPEG e do WebP. O popular formato JPEG existe desde 1992 e tem havido tentativas de substituí-lo por JPEG 2000, JPEG XR e WebP, mas nenhum deles ofereceu melhorias próximas ao AVIF.

Explicando os benefícios do AVIF sobre o WebP, Cloudflare disse:

“O WebP é limitado a uma profundidade de cor de 8 bits e, em seu modo de operação de melhor compactação, ele só pode armazenar cores na metade da resolução da imagem (conhecido como subamostragem de croma). Isso faz com que as bordas de cores saturadas sejam borradas ou pixeladas no WebP. AVIF oferece suporte a cores de 10 e 12 bits em resolução total e alta faixa dinâmica (HDR).

AV1 também usa uma nova técnica de compressão: chroma-from-luma. A maioria dos formatos de imagem armazena o brilho separadamente do matiz da cor. AVIF usa o canal de brilho para adivinhar a aparência do canal de cores. Eles geralmente são correlacionados, portanto, uma boa estimativa fornece tamanhos de arquivo menores e bordas mais nítidas. ”

Para aqueles que usam Cloudflare, a empresa explica que AVIF é recomendado em sites que precisam entregar imagens de alta qualidade com uma pequena quantidade de largura de banda, por exemplo, um site feito sob medida para pessoas em um país onde os dados móveis são caros. A Cloudflare recomenda o uso de Workers que detectam e habilitam suporte para AVIF, você pode ler mais no Documentação de trabalhadores.

Fonte

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ