▲
- Novas funções permitem compartilhar links que levam a trechos específicos de textos em páginas da web.
- Aprender a usar essa funcionalidade pode aumentar a eficácia na comunicação de informações.
- Esses links otimizados facilitam a navegação e a localização de informações relevantes.
- As atualizações recentes em navegadores, como o Safari, tornaram essa função acessível a mais usuários.
Compartilhar um link de uma página da web e querer direcionar a atenção de alguém para um trecho específico, em vez de fazer com que a pessoa leia o artigo inteiro, pode ser um desafio. Felizmente, existem ferramentas que facilitam essa tarefa, permitindo que você destaque exatamente o que quer que a pessoa veja. Vamos descobrir como!
Em 2020, o Google adicionou ao seu navegador Chrome uma função chamada Scroll to Text Fragment (STTF), que ajuda você a fazer exatamente isso. Essa função permite que URLs liguem diretamente a qualquer texto visível em uma página. Talvez você já tenha visto isso em ação na Busca do Google, onde clicar em um link nos resultados leva você a um trecho de texto destacado mais abaixo na página.
Desde então, o Google incorporou esse recurso ao código de código aberto Chromium, então a maioria dos outros navegadores populares Chromium, como Edge, Opera e Vivaldi, também o possuem hoje em dia. (Brave é uma exceção, citando alguns riscos de privacidade do STTF.)
Copiar link com destaque no Safari
No final do ano passado, a Apple entrou para o time e trouxe suporte total ao Safari 18.2. Para usar o recurso, visite uma página da web e simplesmente destaque o texto para o qual deseja criar um link, clique com o botão direito e escolha Copiar link com destaque no menu suspenso.
Isso gerará uma URL especial que inclui um símbolo de hash (#) e o elemento “text”, seguido por algumas palavras que delimitam o texto selecionado. Tudo o que você precisa fazer é compartilhar o link com alguém e, quando essa pessoa clicar nele, será enviada diretamente para essa parte da página da web com a passagem específica destacada, como mostrado abaixo.
Leia também:
É tudo o que existe. A opção Copiar link com destaque também está disponível no Safari no iPhone e iPad e, de fato, em qualquer navegador que use WebKit no iOS e iPadOS. Esperamos que isso facilite o direcionamento do destinatário do link para o conteúdo em que você realmente deseja que ele se concentre.
Lembre-se de que a aparência do texto destacado pode variar dependendo se o autor da página o estilizou para ter uma determinada aparência. Além disso, a vinculação de fragmentos de texto não funciona em PDFs. Usuários do Firefox: você precisará instalar a extensão Link to Text Fragment de Thomas Steiner, que adicionará a opção Copiar link para texto selecionado ao menu contextual. Para saber mais sobre como aproveitar ao máximo essa e outras ferramentas, veja estes aplicativos de IA generativa para Linux e Android.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.
Via MacRumors.com