Uma das formas mais antigas de comunicação que existe no mundo é a televisão, onde as pessoas com acesso à antena de transmissão podem receber notícias do mundo todo e da cidade onde vive. Com o novo programa do governo é possível solicitar uma antena de TV gratuita e ter acesso a vários canais gratuitamente.
- 8 melhores serviços de IPTV do Brasil [gratuitos e pagos]
- 5 sites para baixar livros em PDF de graça e legalmente
Antena de TV gratuita do governo
Como a chegada do 5G no Brasil, muitas famílias terão de se adaptar ao novo sinal de televisão que sairá da Banda C para a Banda Ku, já que a Banda C pode entrar em conflito com o sinal de cobertura na faixa 3,5 GHz reservada exclusivamente para o 5G no Brasil. Com isso, fora liberado a disponibilização de antena de TV gratuita do governo.
São milhares de famílias que estão com a atual transmissão de sinal em todo mundo, mas enquanto a conexão 5G não chega para todas as casas o uso da antiga antena ainda é totalmente funcional. Ainda assim, é recomendado que todos adquiram a antena de TV gratuita do governo.
A boa notícia é que as famílias que estão cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) podem solicitar a Antena de TV gratuita do governo. Sendo assim, os usuários que possuem uma antena parabólica para assistir aos canais de televisão terão uma alternativa gratuita para substituir sua atual antena por uma nova recebida pelo governo.
Como solicitar o Kit Antena
Aqueles interessado em receber a antena de TV gratuita do governo devem estar cadastrador no CadÚnico e acessar o site Siga Antenado. Clique sobre a opção “Programa de distribuição de kits” e preencha todas as informações solicitadas no site para conseguir solicitar a nova antena de transmissão.
Como se inscrever no CadÚnico
Aqueles que gostaria de antena de TV gratuita do governo, mas não tem cadastro no CadÚnico podem se inscrever no programa do governo enquanto o sinal de transmissão 5G não chega para todas as cidades. Os interessados devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade para cadastrar a família no programa
O responsável pela família deve ter no mínimo 16 anos, possuir CPF ou título de eleitor e ser, preferencialmente, mulher. Neste sentido, será necessário estar com o seu CPF ou título de eleitor em mãos e estar com os documentos de cada membro da família:
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- CPF;
- Carteira de Identidade – RG;
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor;
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – somente se a pessoa for indígena.
O programa exige um agendamento antes do cadastro no sistema do CadÚnico, verifique a disponibilidade em sua cidade para o cadastro.