▲
- Usuários do HyperOS da Xiaomi relatam que a função “App Autostart” consome bateria mesmo com o celular parado.
- Desativar a inicialização automática de apps pode aumentar a autonomia da bateria em até dez vezes.
- Você pode economizar energia e melhorar o desempenho do seu dispositivo com um ajuste simples nas configurações.
- A Xiaomi planeja correções para bugs no HyperOS, o que pode otimizar ainda mais o gerenciamento de energia.
Usuários da Xiaomi que já testam o HyperOS perceberam que, apesar das várias opções de personalização, o sistema pode afetar bastante a duração da bateria. Nos fóruns e no Reddit aumentaram as queixas de gasto elevado de energia, mesmo com o celular parado. A razão parece estar em um recurso específico que, se mal configurado, acelera o consumo rapidamente e atrapalha a experiência no uso diário.
Conheça quem está drenando sua bateria
Com o HyperOS, a Xiaomi manteve a função App Autostart, originalmente criada para corrigir falhas nas notificações na interface MIUI. Hoje, essa autorização perdeu relevância, já que o sistema aprimorou o gerenciamento interno e dispensa esse recurso. Só que, ativada, ela permite que vários aplicativos inicializem sozinhos em segundo plano, ocupando memória, usando dados e, claro, gastando bateria.
De acordo com relatos de diferentes usuários, ao desativar a inicialização automática para apps que não precisam rodar o tempo todo, a autonomia em modo repouso pode aumentar até dez vezes. Ou seja, mexer nessa configuração é tão simples que pode mudar radicalmente o tempo longe da tomada, especialmente durante a noite ou quando o aparelho fica parado.
Isso acontece porque o recurso obriga o sistema a manter processos desnecessários ativos, mesmo sem o usuário abrir os aplicativos. Assim, os apps continuam gastando energia em atualizações silenciosas, conexões e notificações que nem sempre são essenciais.
A Xiaomi também anunciou recentemente que prepara correções para bugs encontrados no HyperOS, o que pode contribuir para melhorar a experiência geral e talvez influenciar no gerenciamento energético.
Leia também:
Como aproveitar a Otimização de bateria do Xiaomi e evitar o gasto excessivo
O método para resolver essa questão é simples e pode ser feito em poucos minutos dentro das configurações do seu aparelho Xiaomi. O passo a passo está abaixo:
- Acesse o menu de Configurações;
- Role e toque na opção Aplicativos;
- Escolha Permissões ou Gerenciamento de permissões;
- Procure por Inicialização automática ou Background autostart;
- Desative essa função para todos os apps que você não utiliza o tempo todo.
Em geral, apps como WhatsApp e Telegram devem seguir com a inicialização automática ativa para garantir a entrega rápida das mensagens. Mas apps de compras, jogos ou editores de imagem, por exemplo, podem ter esse recurso desabilitado sem prejuízo nenhum, poupando bateria considerável.
Assim, é importante revisar com calma que permissões manter ativas e entender que, quanto menos apps rodando escondidos, mais tempo seu dispositivo funcionará longe da energia, beneficiando também o desempenho geral.
Quem costuma usar o celular para jogos, inclusive, pode se interessar por novidades do mercado de games, como o lançamento do jogo cooperativo sci-fi La Quimera para PC.
Outras dicas para economizar bateria em celulares Xiaomi
Além de revisar os apps que abrem sozinhos, há várias configurações no HyperOS que ajudam a manter a bateria por mais tempo. Essas pequenas mudanças, juntas, podem impactar bastante na autonomia.
- Reduzir ou desativar a função Always-On Display, que mantém parte da tela sempre ligada;
- Limitar notificações de aplicativos que enviam alertas frequentes e dispensáveis;
- Habilitar o tema escuro (Dark Mode), que ajuda especialmente em telas AMOLED a economizar até 30% de energia;
- Ajustar o tempo de desligamento da tela para o menor possível nas configurações de suspensão;
- Ativar o modo economia de bateria, que reduz a atividade em segundo plano sem afetar funções essenciais.
Segundo um dos desenvolvedores do sistema HyperOS, muita gente desconhece que essas mudanças, somadas, podem aumentar bastante a duração da bateria. O segredo está em ajustar tudo com base no seu perfil de uso, respeitando a necessidade real do seu dia a dia.
Vale lembrar que, apesar da ampla personalização oferecida pela Xiaomi, as telas do sistema são pensadas para tornar simples essas configurações. Assim, qualquer pessoa consegue ajustar sem precisar entender termos técnicos ou comandos complicados.
No fim, cuidar da Otimização de bateria do Xiaomi é uma tarefa acessível. Saber o que mexer e onde mexer pode ajudar a esticar a energia por horas a mais, o que faz diferença para quem depende do smartphone tanto para entretenimento quanto para trabalho.
Enquanto avança na customização dos smartphones, a Xiaomi também participa de tendências no setor de chips, como relatado no desenvolvimento de chips de 2 nanômetros com interesse da Apple e Google, que devem ajudar no futuro a equilibrar desempenho e eficiência energética.
Outro avanço interessante para o setor mobile são as entregas com drones no Brasil, tema discutido sobre quando essa tecnologia deve chegar ao mercado nacional.
Enquanto isso, ajustes simples já podem dobrar o tempo que seu Xiaomi fica longe da tomada, só revisando permissões e atualizando o HyperOS sempre que novas versões estiverem disponíveis.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via xiaomitime.com