Conheça Here We Go, uma alternativa europeia ao Google Maps com foco na privacidade

Here We Go oferece navegação prática e respeita sua privacidade, sem exigir conta Google.
Publicado dia 30/08/2025
Conheça Here We Go, uma alternativa europeia ao Google Maps com foco na privacidade
(Imagem/Reprodução: Androidauthority)
Resumo da notícia
    • O aplicativo Here We Go foi testado como alternativa ao Google Maps, oferecendo navegação simples e controle de privacidade.
    • Você pode usar o Here We Go para diversos tipos de trajetos, desde caminhadas até transporte público, com interface limpa e fácil de usar.
    • A experiência apresenta bons resultados em áreas urbanas, com dados de tráfego e pontos de interesse confiáveis, mas possui limitações em áreas rurais.
    • O aplicativo não exige login com conta Google e preocupa-se com a proteção dos dados dos usuários, evitando anúncios e informações desnecessárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No início deste ano, comecei a refletir sobre o quanto da minha vida pessoal estava conectada às grandes empresas de tecnologia, em especial à minha conta do Google. O Google Maps, por exemplo, tornou-se um dos principais pontos de atenção. Ele mudou de uma ferramenta de navegação confiável para um aplicativo cheio de informações desnecessárias e anúncios, tornando-se central no ecossistema da empresa. A busca por uma Alternativa ao Google Maps realmente viável se tornou uma prioridade para mim.

Eu precisava de algo diferente, um aplicativo de navegação que respeitasse o usuário. Ele deveria ser simples e não exigir um login com conta Google. Essa busca me levou ao Here We Go, um aplicativo de mapas europeu que oferece muitos dos recursos do Google Maps, mas sem seus pontos negativos. Decidi, então, testá-lo por algumas semanas.

Como o Here We Go se comportou no dia a dia

Instalei o Here We Go pela Play Store no meu RedMagic 10 Pro e a conexão com o Android Auto foi bem simples, sem qualquer problema. Nas semanas seguintes, utilizei o aplicativo para o meu trajeto diário na cidade de Ottawa, no Canadá, e também em uma viagem de acampamento para áreas rurais próximas ao Lago Huron. Durante todo esse período, comparei-o com o Google Maps para entender suas diferenças.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A interface do Here We Go me agradou logo de cara. Ela me lembrou um pouco do Waze, com tudo bem organizado e fácil de encontrar. Usá-lo foi ainda mais tranquilo. As instruções de navegação passo a passo eram claras, diretas e chegavam no momento certo antes de cada curva. Os avisos na tela eram grandes o suficiente para serem lidos rapidamente, e a experiência de uso lembrava um pouco a do Apple Maps, graças à sua interface limpa e amigável para motoristas.

A orientação de faixa foi tão boa quanto a do Google Maps. Há um ponto específico na área de Saint Laurent, em Ottawa, que nenhum mapa consegue lidar perfeitamente, então não me incomodei quando o Here We Go também falhou em me guiar para a faixa correta ali. No geral, foi um aplicativo de mapas agradável de usar durante a direção. Ele não me levou a rotas erradas em Ottawa ou na minha longa viagem de seis horas até o Lago Huron. Isso é tudo o que espero de um aplicativo de mapas.

Recursos oferecidos pelo aplicativo

Usei o Here We Go da mesma forma que sempre utilizei o Google Maps e o Waze: para caminhadas, transporte público e para lidar com o trânsito, entre outras coisas. Prestei bastante atenção a esses recursos, pois queria saber quão bem ele lidava com todas as minhas necessidades em um aplicativo de mapas. Uma das preocupações com a privacidade dos dados ao usar aplicativos de mapas é a coleta de informações sobre sua localização e hábitos. Por sorte, algumas funcionalidades, como as que ajudam na organização de programas de fidelidade, estão evoluindo para dar mais controle ao usuário, mantendo seus dados protegidos, semelhante ao que acontece com a funcionalidade do Pixel que facilita o uso de programas de fidelidade e protege sua privacidade.

Direções para caminhadas

O aplicativo oferece todos os tipos de navegação esperados de uma ferramenta de mapas moderna. Para caminhadas, o Here We Go teve um desempenho surpreendentemente bom. As rotas eram precisas e incluíam detalhes úteis, como a localização de áreas exclusivas para pedestres. Ele não tinha todos os caminhos marcados, mas uma vez que eu entrava em um, ele conseguia recalcular a rota.

Informações de transporte público

O recurso de transporte público foi inconsistente, mas atribuo isso ao sistema de transporte de Ottawa. Os horários de ônibus e trem estavam atualizados, mas não eram em tempo real, já que os ônibus de Ottawa raramente são pontuais. O Google Maps apresenta o mesmo problema. Não utilizei o Here We Go para verificar atrasos de última hora (para isso, usei o aplicativo Transit), mas funcionou tão bem quanto o Google Maps para planejar viagens com antecedência.

Dados de tráfego

Os dados de tráfego correspondiam à realidade em Ottawa. A cidade foi construída para uma população muito menor do que os atuais 1,4 milhão de habitantes, e a quarta maior cidade do Canadá enfrenta um problema real de trânsito. O Here We Go parecia entender isso. Quando ele indicava congestionamento, havia congestionamento. No entanto, ele não oferecia rotas alternativas como o Waze ou o Google Maps, então eu precisava apenas esperar no engarrafamento. Para otimizar o uso de aplicativos, vale lembrar que é possível acelerar o aplicativo Gemini no Android e reduzir lentidão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não testei em cidades menores, então não tenho certeza se o mesmo nível de precisão se manteria em outros locais. No entanto, ele me guiou pela cidade de Orillia, de porte médio, sem problemas no caminho para o meu acampamento, o que foi positivo.

Pontos de interesse

Os resultados para empresas e pontos de referência foram precisos, pelo menos nas minhas buscas. O aplicativo não exibia os horários de funcionamento das empresas, mas indicava “Aberto Agora” ou “Fechado”, o que é ótimo para encontrar uma cafeteria, por exemplo. Um bom aplicativo pode simplificar várias tarefas, até mesmo facilitar a troca do Chrome por outros navegadores com um bom gerenciador de senhas.

O aplicativo obtém dados do Trip Advisor e inclui avaliações de clientes, números de telefone e sites. Achei-o menos confuso que o Google Maps, mas também notei que listava menos empresas, especialmente as mais novas. A nova cafeteria italiana em Little Italy, Ottawa, que adoro, ainda não estava no mapa. Outros sistemas, como o HyperOS 3 da Xiaomi, também buscam inspiração na interface do iPhone para oferecer uma experiência de usuário intuitiva.

Ele também apresenta modelos 3D de pontos turísticos. Em Ottawa, eram os edifícios do Parlamento, mas descobri que o aplicativo tinha detalhes impressionantes sobre pontos turísticos em todo o mundo, do Empire State Building ao Taj Mahal. A capacidade de exibir esses modelos de forma detalhada adiciona um toque visual extra à navegação, tornando a experiência mais rica e informativa.

Onde o aplicativo poderia melhorar

O maior incômodo para mim no Here We Go foram as direções por voz. A voz padrão em inglês do aplicativo é uma voz feminina robótica e estridente que me assustava toda vez que era ativada. Não havia opções para alterá-la, então simplesmente a desativei e usei a navegação puramente visual.

Outro ponto é que ele pode ser lento no carregamento das direções. Quando eu inseria um destino, ele demorava um ou dois momentos para carregar as informações. Não é um problema grave, mas não é tão instantâneo quanto o Google Maps. Além disso, a orientação de faixa poderia ser aprimorada. Ocasionalmente, ela apresentava um pequeno atraso que gerava incerteza ao me aproximar de um cruzamento com tráfego intenso.

Mais importante, os detalhes do mapa em áreas rurais eram insuficientes. Sim, ele me dava as estradas corretas, mas era apenas uma linha azul cortando um fundo branco. Não havia empresas, estradas rurais, lagos ou qualquer outra coisa. Pelo menos o Google Maps, com todos os seus defeitos, nunca me fez sentir como se tivesse caído da borda do mundo.

Minha experiência continua

O Here We Go atendeu às minhas necessidades de privacidade e simplicidade. Ele se mostrou mais do que capaz de lidar com minhas demandas de viagem em uma grande área urbana. Para fora da cidade, no entanto, eu ainda optaria pelo Google Maps, pois me sinto mais seguro com as direções em áreas rurais que ele oferece. Mas, o mais importante, o Here We Go me permitiu viajar sem a sensação de ser apenas mais um ponto de dados para um grande conglomerado de tecnologia, o que me fez aproveitar um pouco mais a viagem.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.