A Receita Federal por meio de sua secretaria anunciou hoje (14) em todo território nacional o aplicativo “CPF digital”. Criado pela Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). Além de exibir a versão digital do documento, ele também dá acesso a CNH digital, além de notícias relevantes ao usuário.
Há mais de um ano, o CPF é a chave de acesso aos serviços públicos. Inclusive, durante a pandemia do Coronavírus, somente cidadãos com CPF regularizado conseguem se cadastrar para receber o auxílio de R$ 600 que o governo federal está dando para quem tem baixa renda.
O aplicativo possui versões tanto para o sistema Android como para iOS. A confirmação de legitimidade de ambos os documentos do aplicativo, são feitas através de um QR code independente entre os dois documentos.
Além das funções citadas, o aplicativo ainda conta com um chatbot que tira dúvidas ds usuários referente ao Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), que vale lembrar que teve o prazo de entrega estendido até junho devido a Covid-19.
Como instalar o CPF Digital
Como dissemos, o aplicativo pode ter feito o download na Google Play (Android) e na App Store (iOS). Depois de instalado, sigam os passos a seguir.
- insira seu CPF e data de nascimento;
- aceite os termos de uso (LGPD e Marco Civil da Internet);
- se você não tiver CNH, verá a mensagem de erro “validação biométrica indisponível” e não poderá usar o app.
- se você tiver CNH, faça a prova de vida, que consiste em realizar uma sequência de ações (sorrir, virar a cabeça para os lados, fechar os olhos);
- tire uma selfie como autenticação biométrica;
- crie uma senha (PIN) de quatro dígitos.