A Intel já foi a campeã indiscutível quando se tratava de processadores para PC, mas a concorrência aumentou nos últimos anos. Isso inclui a AMD, cujo recém-lançado Ryzen 5000 series estabelece um novo padrão para desempenho de desktop.
Ao contrário de seu grande rival, a Intel tende a lançar chips para laptop antes dos equivalentes para desktop. É por isso que vimos os processadores de 11ª geração ‘Tiger Lake’ lançados em setembro, mas não esperamos que Rocket Lake chegue até o próximo ano. Aqui está tudo o que sabemos até agora.
Data de lançamento do Intel Rocket Lake
Em um post no Medium, a Intel informa que seus próximos processadores para desktop chegarão em ‘Q1 2021‘. Isso ocorre a qualquer momento durante os primeiros três meses do ano.
- Google cancelar Pixel Tablet 2
- WhatsApp aprimora página de registro de chamadas para usuários
- Opera e Spotify oferecem upgrade gratuito Spotify Premium por tempo limitado
Um vazamento relatado pelo site espanhol HD Tecnología sugere um Março de 2021 data de lançamento, embora este ‘exclusivo’ possa não ser totalmente confiável. O Videocardz está indo um pouco melhor, sugerindo que a Intel mudou recentemente a janela de lançamento para a semana 10 de 2021 – que é 8 a 14 de março. Nada foi confirmado ainda, mas não parece muito longe do alvo.
Preço Intel Rocket Lake
Embora os processadores Tiger Lake estejam disponíveis apenas em laptops específicos, é uma história diferente para os chips de desktop. Espere que os preços estejam aproximadamente em linha com o quanto você paga pela geração atual do Lago Comet:
- Core i9-10900K – US $ 488
- Core i7-10700K – US $ 374
- Core i5-10600K – US $ 262
No entanto, a AMD aumentou o preço de todos os seus processadores da série Ryzen 5000 em US $ 50, e pode ser uma história semelhante se eles oferecerem melhorias significativas.
Rumores de especificações Intel Rocket Lake
Pode demorar até cinco meses até que os chips para desktop da Intel sejam lançados, então as notícias são relativamente escassas. O único recurso que foi confirmado na postagem oficial do Medium foi o suporte para PCIe 4.0, a última geração de interface de placa-mãe para SSDs, placas gráficas e muito mais. No entanto, ele também foi descrito como “outro processador fantástico para jogos”, e não esperamos que a Intel descanse sobre seus louros quando você considera a força da concorrência.
Infelizmente, é amplamente esperado que a Intel continue com o processo de fabricação de 14nm em seus chips para desktop, apesar da série AMD Ryzen 5000 já ostentar 7nm. No entanto, a Wccftech está relatando que será baseado na nova arquitetura Willow Cove que estreou junto com os chips móveis Tiger Lake.
O mesmo artigo da Videocardz mencionado acima sugere que os novos chips ainda serão compatíveis com as placas-mãe da série 400, então a maioria das pessoas com hardware recente não terá que fazer upgrade. Isso provavelmente não impedirá a Intel de lançar novas placas-mãe na forma da série 500, no entanto.
Como relata o The Verge, também esperamos que os processadores Rocket Lake-S venham com os novos gráficos Xe integrados e suporte para Thunderbolt 4. No entanto, a Intel pode lançar duas gerações de processadores para desktop em 2021, com o ‘Alder Lake’ de ponta para fornecer o desempenho de ponta que desafia a AMD.
Atualizaremos este artigo assim que soubermos mais. Enquanto isso, obtenha todos os detalhes sobre os processadores para laptop Tiger Lake da Intel.