O Galaxy S25 Ultra trouxe muitas melhorias, como câmeras aprimoradas e um novo chipset, o Snapdragon 8 Elite for Galaxy. Mas uma mudança passou despercebida: a caneta S Pen teve um recurso importante removido.
A S Pen do Galaxy S25 Ultra e a polêmica remoção do Bluetooth
A S Pen sempre foi um diferencial dos modelos Ultra, herdando o legado da série Galaxy Note. Seu design, antes quadrado e robusto, se tornou mais arredondado, alinhado aos demais modelos Galaxy S. Entretanto, essa mudança teve consequências.
A principal delas: a remoção dos recursos de Air Actions. Essa funcionalidade, habilitada por Bluetooth, permitia usar a S Pen como controle remoto para a câmera e para navegar pela interface, por gestos. A Samsung justifica a remoção alegando que isso permitiu tornar o Galaxy S25 Ultra mais fino e leve, uma diferença de apenas 0.4mm em relação ao modelo anterior.
A justificativa, no entanto, não convenceu os fãs. Muitos se manifestaram online, mostrando indignação com a decisão da Samsung. A diferença de espessura é mínima, enquanto a perda de funcionalidade é significativa. Para muitos, essa é uma forma disfarçada de cortar custos, semelhante ao que aconteceu com a remoção do carregador da caixa.
A fabricante afirma que a decisão foi baseada em dados de uso, indicando baixa utilização do Bluetooth na S Pen. Mas essa lógica não se aplica a vários aplicativos pré-instalados nos celulares Galaxy que muitos usuários não usam. Por que não removê-los também?
Leia também:
- Headset Samsung Project Moohan se assemelha ao Apple Vision Pro, mas com hardware e software distintos
- Galaxy S25, S25+ e S25 Ultra são os primeiros smartphones Android com suporte ao Snapdragon Satellite da Qualcomm
- Starlink Direct to Cell: tudo que você precisa saber sobre a nova conexão via celular
O futuro da S Pen no Galaxy S25 Ultra
A pergunta que fica é: até onde vai essa estratégia? Há receios de que, no futuro, a Samsung deixe de incluir a S Pen nos modelos Ultra, vendendo-a separadamente. Isso já ocorre com a linha Galaxy Z Fold, e com o Galaxy S25 Ultra se afastando do legado Note, essa possibilidade se torna preocupante para os entusiastas.
A ausência do Bluetooth na S Pen Galaxy S25 Ultra gerou uma onda de frustração entre os fãs. A Samsung, por sua vez, justifica a remoção com base em dados de uso, mas a percepção dos consumidores é de que se trata de uma medida para reduzir custos. Essa mudança, associada à remoção do carregador na caixa, levanta preocupações sobre o futuro do desenvolvimento de recursos e a atenção dada à experiência do usuário.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via SamMobile