Na China, o sucesso da DeepSeek no mercado de IA é considerado um reflexo da qualidade do ensino local, principalmente em áreas de ciência e tecnologia (STEM). Diferentemente de outras grandes empresas chinesas que buscam talentos formados no exterior, a DeepSeek conta com uma equipe de pesquisadores formados em universidades chinesas, como Tsinghua e Pequim.
DeepSeek no mercado de IA e o cenário chinês
A China forma quatro vezes mais graduados em STEM do que os EUA, e quase metade dos principais pesquisadores de IA do mundo são oriundos de universidades chinesas. Contudo, apesar da sólida formação técnica, engenheiros chineses muitas vezes enfrentam condições de trabalho extenuantes e a forte interferência do governo no setor privado.
Nos últimos anos, o governo chinês tem intensificado suas ações contra gigantes da tecnologia como o Alibaba. Isso tem levado muitos profissionais a buscar alternativas mais estáveis no funcionalismo público.
Até o momento, a DeepSeek tem se mantido fora desse escrutínio, adotando uma postura discreta, com foco em pesquisa e sem priorizar lucros imediatos. Seu fundador, Liang Wenfeng, inclusive contratou profissionais de humanidades para promover um ambiente de trabalho mais criativo.
A importância da formação em STEM para o desenvolvimento de IA é evidente no caso da DeepSeek, que se destaca por sua equipe exclusivamente formada em universidades chinesas. A empresa demonstra que é possível alcançar sucesso no mercado de IA com talentos locais, mesmo em um ambiente com desafios específicos. A OpenAI, por exemplo, também investe em pesquisa e desenvolvimento de IA.
Leia também:
A estratégia da DeepSeek contrasta com a de outras empresas chinesas que dependem de talentos estrangeiros. A ênfase na pesquisa, em vez da busca imediata por lucro, e a preocupação com um ambiente criativo, podem ser fatores importantes para o sucesso da empresa. Vale lembrar que o crescimento de empresas como a Tesla também é influenciado por fatores como investimento em pesquisa e desenvolvimento.
A DeepSeek se mostra um caso interessante de como uma empresa chinesa pode prosperar no mercado de IA, mesmo com as dificuldades impostas pelo governo. A ênfase na formação local e em um ambiente de trabalho mais criativo podem ser fatores-chave para seu sucesso. O uso de IA em diversos setores demonstra o potencial dessa tecnologia para impulsionar a inovação e a eficiência.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via TecMundo