DIY-APE lança conector de alimentação de 50 pinos com 1500W de potência

Conector de alimentação inovador apresenta 50 pinos, oferecendo até 1500 W para CPU e GPU. Descubra como essa tecnologia impactará as próximas gerações de placas-mãe.
Atualizado há 3 dias
conector de alimentação

Outros destaques

Huawei Pura 80
A palavra-chave principal identificada no artigo é "tablet resistente".
Kindle Digital Brasil.
Fones de ouvido com cancelamento de ruído
Display OLED dobrável

A DIY-APE, empresa conhecida por desenvolver o padrão de conector traseiro para placas-mãe, anunciou um novo conector de alimentação com 50 pinos. Este novo conector, com capacidade de até 1500W, promete alimentar CPU, GPU e a própria placa-mãe. A novidade busca simplificar a alimentação dos componentes, atualmente feita por três conectores separados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conector de alimentação de 50 pinos: um novo padrão?

A DIY-APE apresentou seu novo design de conector de alimentação com 50 pinos. A empresa, conhecida por seu trabalho com padrões de conectores traseiros para placas-mãe, afirma que o novo conector será implementado em modelos de próxima geração, mantendo o formato BTF (Board to Fan).

Este novo conector de alimentação tem o objetivo de substituir os três conectores principais presentes nas placas-mãe atuais. Atualmente, são necessários conectores distintos para alimentar placa-mãe (24 pinos), CPU (EPS de 8 pinos, simples ou duplo) e placas de vídeo robustas (PCIe 5.0 de 16 pinos).

A potência de até 1500W oferecida pelo novo conector de alimentação atenderia à demanda crescente por energia dos componentes, principalmente CPUs e GPUs de alto desempenho. Imagens vazadas da placa-mãe do Nintendo Switch 2 também têm gerado discussões sobre novas tecnologias.

Com a tendência de aumento de consumo das placas de vídeo, um único conector de alimentação simplificaria a montagem e organização dos cabos dentro do gabinete. A Samsung, por exemplo, revelou novos monitores, o que indica a constante evolução do hardware.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

DIY-APE e o futuro dos conectores de alimentação

A proposta da DIY-APE com o conector de alimentação de 50 pinos busca unificar e simplificar a alimentação dos componentes. Atualmente, a multiplicidade de cabos de alimentação pode dificultar a organização e o fluxo de ar dentro do gabinete, impactando a temperatura dos componentes.

Com um único conector robusto, a montagem se tornaria mais prática e o gerenciamento de cabos, mais eficiente. Vale lembrar que novas tendências em tecnologia móvel estão surgindo e demandam mais energia.

Além da simplificação, o novo conector de alimentação da DIY-APE tem potencial para melhorar a estabilidade da energia fornecida. A concentração da alimentação em um único ponto facilitaria o controle e distribuição da energia para os componentes. Esta mudança também poderia beneficiar o desenvolvimento de notebooks poderosos com melhor gerenciamento de energia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A adoção do novo padrão dependerá da aceitação por parte das fabricantes de placas-mãe. A DIY-APE tem um histórico de sucesso no desenvolvimento de padrões, o que pode contribuir para a popularização do conector de alimentação de 50 pinos.

A implementação do novo conector de alimentação de 50 pinos pode representar uma mudança significativa na arquitetura das placas-mãe. Resta aguardar para ver como o mercado reagirá a essa inovação e se ela se tornará o novo padrão. A Samsung, por exemplo, está investindo em novas tecnologias de áudio para aprimorar a experiência do usuário.

Via TudoCelular

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.