Doom é testado no adaptador Lightning da Apple; veja o desempenho

Doom no adaptador Lightning: veja como este jogo clássico roda em um acessório Apple inusitado. Descubra os detalhes técnicos e o desafio de programação por trás dessa façanha!
Atualizado há 2 horas
Doom no adaptador Lightning

Outros destaques

Lançamento Monster Hunter Wilds
Jogo multiplayer Mistery
PlayStation 6 digital
Strike da Sony em projetos de *Bloodborne*
Novas expansões Age of Empires 2025

Rodando Doom no adaptador Lightning: Uma façanha inusitada

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Programar jogos em hardware inusitado virou um divertido desafio para muitos programadores. Já vimos o Doom rodando em vários dispositivos, do Apple Watch à Touch Bar do MacBook Pro. Recentemente, um novo vídeo no YouTube mostrou o jogo rodando em um dispositivo ainda mais surpreendente: o adaptador Lightning para HDMI da Apple.

Doom no adaptador Lightning: Como funciona?

O adaptador Lightning Digital AV não é apenas um simples adaptador. Ele possui um SoC (System on a Chip) interno e executa uma versão simplificada do iOS. A conexão Lightning não possui a largura de banda necessária para transmitir vídeo HDMI diretamente. Por isso, o adaptador comprime o vídeo do dispositivo Apple conectado, envia-o pela conexão Lightning e, então, descomprime-o em HDMI para exibição em uma tela ou TV.

Graças a esse SoC, é possível rodar o Doom no adaptador. Acessar o dispositivo foi um desafio, pois a Apple o mantém bloqueado, como em qualquer um de seus aparelhos.

Apesar de um MacBook e uma tela serem mostrados no vídeo, o Doom roda no SoC dentro do próprio adaptador. Uma demonstração impressionante de como até mesmo um acessório aparentemente simples pode ser usado para rodar jogos clássicos!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Doom no adaptador Lightning: Detalhes técnicos

Embora não haja uma tabela de especificações disponível no artigo original, sabemos que a execução do Doom neste adaptador se deve à presença de um SoC e a uma versão simplificada do iOS. A engenharia por trás desse feito envolve a compressão e descompressão de vídeo para permitir a transmissão através da porta Lightning.

Para quem gosta de desafios de programação, este feito é uma prova de que as limitações de hardware podem ser superadas com criatividade e conhecimento técnico. Um exemplo de como até mesmo componentes com funcionalidades limitadas podem ser explorados de maneiras criativas e surpreendentes. Afinal, nunca se sabe o que é possível até tentar!

O desenvolvimento de jogos para hardware não convencional continua a ser uma área fascinante da programação, com novos desafios constantemente surgindo. A execução do Doom no adaptador Lightning para HDMI da Apple é um exemplo perfeito disso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A capacidade de rodar o Doom neste dispositivo demonstra a flexibilidade e o potencial de processamento embutido em hardware que, à primeira vista, parecem ter funcionalidades limitadas.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

Via MacRumors.com

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.