Um dos projetos mais ambiciosos em que Elon Musk está envolvido com sua Startup Neuralink, é uma tecnologia que permitirá a criação de interfaces cérebro-computador para conectar o cérebro humano a qualquer dispositivo tecnológico.
- Elon Musk: Paninho da Apple é desperdício, compre um apito Tesla
- SpaceX de Elon Musk irá a lua com primeira mulher a pisar no satélite
Eles pretendem focar em diferentes questões médicas, como ajudar na cegueira, perda auditiva e paralisia. Em certos casos os chips também podem nos ajudar a diminuir muito mais a distância que existe entre nosso cérebro e qualquer outro dispositivo tecnológico, como o telefone celular.
Embora nos últimos meses os chips Neuralink tenham sido testados em seres vivos como macacos; permitindo-lhes, entre outras coisas, jogar Pong com suas mentes, agora eles querem ir mais longe.
Para isso, já estão procurando candidatos humanos para testar essa nova tecnologia; e é para isso que a Neuralink quer contratar um diretor de ensaios clínicos.
Neuralink de Elon Musk se prepara para testar chips em humanos
“Você trabalhará em estreita colaboração com alguns dos médicos e engenheiros mais inovadores; além de trabalhar com os primeiros participantes de ensaios clínicos da Neuralink”, de acordo com o anúncio. “Você liderará e ajudará a construir a equipe responsável por viabilizar as atividades de pesquisa clínica da Neuralink e desenvolver as interações regulatórias que acompanham um ambiente acelerado e em constante evolução.” Afirma neste mesmo anúncio de emprego.
Leia também:
Ele acrescenta que “liderará e ajudará a construir a equipe responsável por viabilizar as atividades de pesquisa clínica da Neuralink; e desenvolver as interações regulatórias que acompanham um ambiente acelerado e em constante evolução”.
O que diz o governo americano?
Vale notar que o Bloomberg questionou a FDA, órgão similar a Anvisa no Brasil, e também a Neuralink sobre a existência de uma aprovação para fazer testes desse tipo em humanos. Ambas não responderam.
Vale lembrar que no mês passado, Elon Musk já havia comentado ao Wall Street Journal que a Neuralink está preparada para implantar seu dispositivo em cérebros humanos em algum momento de 2022.