O EMUI 11 da Huawei é baseado no Android 10 e não no Android 11. Isso não é nenhuma surpresa com base na situação atual do fabricante. No entanto, a gigante da tecnologia está trabalhando em seu próprio sistema operacional também chamado HongMeng OS / Harmony OS e descobriu-se que o novo sistema operacional está vinculado ao EMUI 11, e este último pode ser o fim do EMUI antes da transição para o HongMeng OS.
De acordo com uma postagem do blog chinês, Mydrivers, Wang Chenglu, chefe do departamento de software do Huawei Consumer Business Group, revelou que o EMUI 11 compartilha alguns recursos com o Hongmeng como parte da estrutura do HongMeng. Em termos mais simples, parece haver uma transição parcial em andamento.
A Huawei planeja lançar telefones com o sistema operacional HongMeng no segundo semestre do próximo ano, e há especulações de que não haverá mais necessidade de EMUI existir, tornando o EMUI 11 a última versão. Isso faz sentido, visto que a Huawei está mudando para um novo sistema operacional no próximo ano, então não há sentido em desenvolver o EMUI 12.
Uma versão beta do HongMeng OS estará disponível para dispositivos qualificados para teste ainda este ano e foi relatado que alguns desses dispositivos incluirão seus tablets de última geração. A Huawei também revelou que os dispositivos rodando EMUI 11 serão os primeiros a obter a atualização para o HongMeng OS.
Leia também: