Baixe agora o emulador do PlayStation Vita para Android

Após dias de espera, o emulador do PlayStation Vita para Android finalmente está disponível, para diversos dispositivos com ARM64!
Avatar de Bruno Rodrigues
13/02/2023 às 10:48 | Atualizado há 1 ano
Baixe agora o emulador do PlayStation Vita para Android

Agora os donos de Android tem um novo motivo para ter investido seu dinheiro em um excelente dispositivo móvel para jogar, o novo emulador Vita3K está disponível para todos os dispositivos com ARM64. Esse lançamento marca mais uma nova revolução em emulação para dispositivos Android.

Vita3K é o novo emulador do PlayStation Vita para Android

O PlayStation Vita foi o último console portátil da Sony e lá ficaram os mais diversos jogos exclusivos e portes de celulares que hoje não estão mais disponíveis para todos o mercado principal, os próprios celulares. Mas, a notícia agora é o novo emulador do PlayStation Vita para Android.

Baixe agora o emulador do PlayStation Vita para Android 1
Imagem/ Reprodução: PlayStation Vita

Se por um lado a Sony abandona seus dispositivos que não foram um sucesso absoluto, a comunidade gamer cria novas adaptações e portabilidades para o dispositivo de jogos portáteis da gigante japonesa, o PlayStation Vita. A novidade fica por conta de um emulador compatível com dispositivos Android, o Vita3K que pode ser rodado em dispositivos móveis com ARM64.

Dessa forma, todos aqueles que investiram um pouco mais em um dispositivo poderoso para jogar, principalmente os emuladores, como no caso do Aether Sx2: novo e melhor emulador de PS2 para Android, poderão experimentar todos os jogos do PlayStation Vita que o seu dispositivo conseguir rodar.

Baixe agora o emulador do PlayStation Vita para Android 2
Imagem: Vita3K

A versão não oficial do emulador do PlayStation Vita, o Vita3K, fora lançado no domingo, 12 de fevereiro, onde apenas rumores e desesperanças rodavam em torno do seu anúncio pelo usuário e desenvolvedor, Macdu.

Na página do Github, o desenvolvedor alerta os interessados em experimentar o emulador que não seria possível rodar os games com perfeição, além da compatibilidade do emulador ser baixíssima, se levarmos em consideração a maioria dos dispositivos móveis que os brasileiros possuem no Brasil.

O emulador ainda se encontra em desenvolvimento e pode ser melhorado com o tempo, uma vez que o próprio desenvolvedor alerta que o “Vita3K ainda é um emulador experimental e que esse é o primeiro release“, levamos a acreditar que o seu desenvolvimento pode acabar sendo aperfeiçoado a ponto de conseguirmos rodar os jogos exclusivos do portátil da Sony com perfeição.

Baixe agora o emulador do PlayStation Vita para Android

Como se trata de um emulador ainda em desenvolvimento, diversos usuários podem ter problemas ao tentar baixar o emulador, uma vez que o mesmo não está disponível na Play Store, pelo menos por enquanto.

O emulador pode ser obtido a partir da própria página do emulador, através do link Vita3K – An Experimental PSVita Emulator e escolher a versão do aplicativo para dispositivos móveis Android.

Outra maneira mais indicada de baixar o emulador do Vita para Android, é através da sua página no Github. O projeto pode ser encontrado através do Releases · Vita3K/Vita3K-Android, onde você terá rápido acesso às versões mais atualizadas do emulador.

Se por algum acaso baixou o emulador e o mesmo não abriu ou passou por algum erro, sinto lhe informar, mas o seu dispositivo pode não ser compatível com o emulador. Segundo os desenvolvedores, eles conseguiram testar em configurações mais baixa em um chipset Unisoc Tiger T618 com 3 GB de RAM e uma GPU Mali-G52 MP2.

Nas condições dos chipsets já testados, os desenvolvedores notaram que uma jogatina mais fluida e sem perca de qualidade na maioria dos jogos é viável, mas alguns jogos ainda se encontram não jogáveis. Como se trata de um projeto, existem alguns jogos que realmente não funcionam, como é possível ver uma lista feita pela própria equipe de desenvolvimento Lista de jogos compatíveis – PSVita Emulator.

Baixe agora o emulador do PlayStation Vita para Android 3
Imagem: Vita3K

Por outro lado, configurar o emulador Vita3K é bastante fácil no Android, pois o aplicativo fornece links para baixar o firmware do PlayStation Vita, necessário para jogar os games do portátil e outros arquivos associados. A única limitação neste momento é que o emulador não suporta ROMs no formato VPK, suportando apenas arquivos ZIP ou PKG no momento.

Ainda não conseguimos experimentar o emulador do PlayStation Vita, mas ficamos felizes em saber que existe uma nova opção para os gamers de dispositivos móveis, jogar os clássicos do PlayStation Vita. Resta aguardarmos se a compatibilidade de dispositivos será aumentada no decorrer do desenvolvimento do emulador.

E assim concluímos com o artigo falando sobre o novo emulador de PlayStation Vita compatível com dispositivos Android. Para mais informações e dicas sobre emuladores Android, acesse os links recomendados no começo desse artigo que preparamos especialmente para você.

Compartilhe conosco como está o desempenho do emulador em seu dispositivo, conseguiu rodar todos os jogos da sua biblioteca do PlayStation Vita? Gostaríamos de saber a sua experiência com o novo emulador para Android.

 

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Bruno Rodrigues
Oi, eu sou o Bruno, amante de tecnologia, games e cultura pop.
SUGESTÕES PARA VOCÊ