Entenda por que apenas sete mulheres podem vestir branco diante do Papa

Saiba por que apenas sete mulheres no mundo têm o privilégio de vestir branco diante do Papa e quem são elas.
Atualizado há 12 horas atrás
Entenda por que apenas sete mulheres podem vestir branco diante do Papa
Sete mulheres excepcionais têm a honra de usar o branco diante do Papa. (Imagem/Reprodução: Super)
Resumo da notícia
    • Apenas sete mulheres no mundo têm o privilégio de vestir branco diante do Papa, um costume conhecido como privilège du blanc.
    • Você vai conhecer os critérios que definem quem pode usar essa cor e quem são as mulheres privilegiadas.
    • Essa tradição reforça a distinção e o respeito às monarcas católicas em eventos papais.
    • O privilégio também reflete a relação histórica entre a Igreja Católica e as monarquias europeias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em encontros oficiais no Vaticano, existe um grupo seleto de mulheres que têm o privilégio de vestir branco diante do Papa, destacando-se da multidão que segue o código de vestimenta de roupas pretas. Este costume, conhecido como privilège du blanc, concede a algumas rainhas e princesas católicas a permissão especial para usar vestidos e mantilhas brancas em audiências e missas inaugurais com o Papa. Entenda os critérios e quem são as sete mulheres que atualmente desfrutam desse direito.

O domingo, 18 de maio, marcou a missa inaugural do Papa Leão 14 na Praça de São Pedro, no Vaticano. O evento grandioso reuniu cerca de 150 mil pessoas, incluindo peregrinos, presidentes, patriarcas e príncipes. Em contraste com a multidão, a escolha de vestimenta da rainha da Espanha, Letizia, chamou a atenção: ela optou por um elegante vestido branco para a ocasião.

O código de vestimenta para os fiéis presentes em eventos papais geralmente exige o uso de roupas pretas. Para as mulheres, a regra é clara: um vestido preto que cubra o colo e os joelhos, complementado por um véu sobre os cabelos. A escolha de Letizia, portanto, não passou despercebida.

O Privilégio do Branco

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Letizia pôde usar branco devido ao privilège du blanc (privilégio do branco, em português). Essa tradição permite que algumas rainhas e princesas católicas usem vestidos e mantilhas brancas durante audiências e missas inaugurais com o Papa. Mas quem está autorizado a usar essa cor?

A primeira rainha a usar essa distinção foi Vitória Eugênia da Espanha, em 1923, durante um encontro privado com o Papa Pio XI. A decisão de conceder o privilégio cabe exclusivamente ao Papa. Para ser elegível, a monarca deve ser publicamente católica ou casada com um monarca católico. Em alguns casos, o pontífice pode conceder uma dispensa especial, como aconteceu com a Rainha Paola da Bélgica e a Rainha Sofia da Espanha, cujos maridos não são mais reinantes.

Leia também:

Vale ressaltar que nem todas as monarcas católicas recebem esse privilégio. Por exemplo, as esposas dos monarcas de Liechtenstein e Lesoto, embora católicas, não estão autorizadas a vestir branco diante do Papa.

As Sete Privilegiadas a Vestir Branco Diante do Papa

Atualmente, apenas sete mulheres no mundo possuem o privilège du blanc:

  • As rainhas Letizia e Sofía, da Espanha
  • Paola e Mathilde, rainhas da Bélgica
  • A princesa Charlene de Mônaco
  • Marina, princesa de Nápoles
  • A Grande Duquesa Maria Teresa de Luxemburgo

Na cerimônia de domingo, Mathilde, Letizia, Maria Teresa e Charlene marcaram presença, todas trajando a cor branca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar da permissão para usar branco, essas mulheres não são obrigadas a fazê-lo. No entanto, é comum vê-las de branco em grandes eventos, como a missa inaugural do Papa Leão 14.

Embora essas mulheres tenham permissão para desviar do código de vestimenta comum, não há obrigação. Mesmo assim, é comum encontrar os pontinhos brancos em grandes eventos como a inauguração do final de semana. Aliás, você sabe por que apenas sete mulheres podem vestir branco diante do Papa?

Outros temas relacionados

Para entender melhor esse assunto, você pode ler sobre a atualização de Helldivers 2 que traz batalhas urbanas em Super Terra.

Primeira: Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

Segunda: Via Super

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.