Espanhóis recorrem à Starlink durante apagão histórico

Apagão na Espanha leva a um aumento de 60% no uso da Starlink, destacando sua importância em emergências.
Atualizado há 7 horas
Espanhóis recorrem à Starlink durante apagão histórico
Uso da Starlink sobe 60% na Espanha durante apagão, mostrando sua relevância em emergências. (Imagem/Reprodução: Redir)
Resumo da notícia
    • Um apagão de energia em Espanha e Portugal causou aumento no uso da Starlink.
    • Se você depende da internet, entender as alternativas pode ser crucial em emergências como esta.
    • A pane expôs a fragilidade das redes de telecomunicações convencionais.
    • A Starlink registrou um aumento de 60% na Espanha, destacando sua relevância em situações críticas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante um recente apagão que atingiu a Espanha e Portugal, a Starlink, serviço de internet via satélite de Elon Musk, registrou um aumento significativo no número de usuários. A pane elétrica expôs a fragilidade das redes de telecomunicações convencionais, levando muitos a buscarem alternativas para se manterem conectados. Uma pesquisa revelou um aumento de 60% no uso recorde da Starlink na Espanha, mostrando como a tecnologia pode ser crucial em situações de emergência.

Na segunda-feira, 28 de abril de 2025, um grande apagão de energia afetou a Espanha e Portugal, impulsionando um uso recorde da Starlink. A população, buscando alternativas em meio à falha das redes de telecomunicações tradicionais, recorreu ao serviço de internet via satélite de Elon Musk para manter a conectividade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dados do Financial Times revelaram um aumento de 35% no uso do serviço de comunicação via satélite, em comparação com a média usual, no momento em que a cobertura de telecomunicações começou a falhar nos dois países. Na terça-feira, 29 de abril, a Espanha registrou um pico de 60% acima da média, enquanto as redes móveis ainda lutavam para se restabelecer.

Leia também:

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.